O Tempo
Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Gastrô

Uma só panela e várias criações

Preparar uma refeição ou uma sobremesa pode ser mais fácil do que muitos pensam

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
PUBLICADO EM 02/12/18 - 03h00

Preparar uma refeição ou uma sobremesa pode ser mais fácil do que muitos pensam e ainda vir com o bônus de não deixar a preguiça de encarar uma pilha de utensílios sobre a pia passar perto. São receitas acessíveis, algumas bastante simples e outras um pouco mais sofisticadas em relação aos tipos de ingredientes usados, mas que, em comum, compartilham a praticidade de serem feitas em uma só panela.

As possibilidades são amplas e vão desde uma carne cozida a um brigadeiro vegano, cuja base apenas diferencia-se da versão tradicional pelo uso do leite de amêndoas e de um chocolate mais intenso, constituído de 70% de cacau. Pode-se se incluir também nesse grupo de preparos uma variedade de risotos, massas e até a brasileiríssima galinhada. Eliana dos Santos Lima, que é gerente do Batata’s Beer, comenta que um pouco de cerveja preta pode fazer uma corriqueira peça de chã de fora, cozida com batatas, ganhar riqueza de sabores.

“A cerveja traz um gostinho um pouquinho adocicado, então a carne cozida fica com um toque agridoce muito gostoso”, diz Eliana. Uma dica, segundo ela, é colocar a bebida junto com a água na panela de pressão. “Quando estiver faltando uns cinco minutinhos para completar o cozimento da carne, pode abrir a panela e acrescentar as batatas. Depois, o prato vai estar pronto para servir com cebolinha e pimenta biquinho”, sugere a cozinheira.

Para quem gosta de massas, uma opção é o fusilli com costela de porco ao molho ragu. O chef Maurizio Gallo ressalta que esse é um prato italiano servido em comemorações. “Especialmente em aniversários, na Páscoa ou no Natal. Eu mesmo só faço sob pedido ou em eventos”, diz Gallo. Ele completa que o fusilli pode também ser substituído por outros formatos de macarrão, como o penne e o fettuccine.

Ainda na linha da gastronomia italiana, o risotto alla pescatora é mais uma alternativa para quem busca conciliar os prazeres da boa mesa com o menor investimento em trabalho antes e após as refeições. O principal nesse prato é a qualidade dos frutos do mar. “Eles precisam ser bem frescos. O risotto alla pescatora tem esse nome por causa dos pescadores que pegavam os mariscos e os cozinhavam no dia”, conta o chef Carlo Caredda.

Assim como no caso do risoto e do fusilli ao molho ragu, fazer tudo na mesma panela é o que torna viável o sucesso da galinhada. “É preciso dourar bastante o frango na panela para deixar um fundo, que vai dar aquela cor caramelada”, pontua a chef Janaína Barrozo. Ela observa que quiabo, ora-pro-nóbis, maxixe ou pequi são bem-vindos, e cada um desses vegetais pode ser somado, resultando em diferentes combinações. Os benefícios de usar apenas uma panela, portanto, não está só na economia de tempo, mas na garantia de sabores únicos.

 

Fusilli com costela suína ao molho ragu, por Maurizio Gallo

Ingredientes:

2 kg de costela suína com osso em pedaços

1 garrafa (350 mL) de vinho branco seco

1 cebola média picada

4 dentes de alho espremidos

Sal e pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem

2,5 kg de molho de tomate pelado italiano triturado

500 g de fusilli (parafuso) caseiro

100 g de parmesão ralado

20 g de salsinha

Modo de preparo:

Tempere a costela com o vinho, a cebola, o alho, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Depois, escorra os pedaços de costela e frite-os no azeite em fogo médio, com a panela tampada parcialmente, por 40 minutos ou até a carne ficar bem macia. Adicione o fusilli e o molho de tomate e cozinhe, em fogo médio, por mais 30 minutos ou até o molho espessar. Ajuste o sal. Acrescente o queijo e sirva bem quente. Receita rende 8 porções.

 

Carne de panela do Batata’s, por Eliana dos Santos

Ingredientes:

10 batatas médias

1 kg de chã de fora

5 dentes de alho

1 cabeça de cebola

200 mL de cerveja preta

Folhas de louro

Orégano

Molho inglês

Sal a gosto

1/2 xícara de óleo

Pimenta a gosto

Modo de preparo:

Corte a carne em cubos e refogue com alho e cebola. Deixe dourar. Depois, coloque a cerveja e um pouco de água para cozinhar a carne por uns 40 minutos. Acrescente as batatas por mais três minutos.

 

Risotto alla pescatora, por Carlo Caredda

Ingredientes:

80 g de arroz para risoto

2 unidades de lagostim

70 g de lula

2 unidades de mexilhões

50 g de vôngole

100 mL de caldo de peixe

Salsinha e sal a gosto

Uma colher de sopa de azeite

1 dente de alho

150 mL de vinho branco

½ cebola

Modo de preparo:

Refogue o alho com uma colher de azeite. Acrescente os frutos do mar (lagostim, lula, mexilhões e vôngole) e cozinhe por alguns minutos. Refogue com o vinho branco. Após tirar os frutos do mar, refogue, na mesma panela, ½ cebola e o arroz. Acrescente o caldo de peixe até o cozimento do grão. Coloque os frutos de mar de volta na panela. Acrescente salsinha, sal e azeite a gosto.

 

Galinhada, por Janaína Barrozo

Ingredientes:

2 dentes de alho cortados

1/2 cebola em cubos

1/4 de pimentão amarelo em cubos

1/4 de pimentão vermelho em cubos

1 talo de Salsão

1 fio de azeite

1 coxa com sobrecoxa

Sal e pimenta-do-reino

1/2 xícara de arroz

500 mL de caldo de legumes

Modo de preparo:

Tempere o frango com sal e pimenta. Em uma panela média com azeite, adicione a coxa com sobrecoxa e deixe até a pele ficar dourada. Retire e reserve. No mesmo azeite, adicione o alho picado e deixe dourar. Em seguida, adicione a cebola, os pimentões, o talo de salsão picado em cubos e deixe até refogar tudo uniformemente. Adicione o arroz e a coxa com sobrecoxa já dourada. Adicione o caldo de legumes e cubra até aproximadamente dois dedos acima do nível do arroz. Quando o caldo secar, desligue o fogo. Prove os temperos para uma possível correção. Deixe descansar por cinco minutos com uma tampa e está pronto para servir.

 

Brigadeiro vegano, por Camila Botelho

Ingredientes:

1 L de leite de amêndoas

100 g de açúcar demerara

100 g de chocolate 70% picado

Modo de preparo:

Misture leite e açúcar no fogo até reduzir pela metade. Coloque o chocolate e mexa por mais dez minutos até desgrudar do fundo da panela.

O que achou deste artigo?
Fechar

Gastrô

Uma só panela e várias criações
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter