Doce

Goiabada frita Tragaluz: aprenda receita clássica de Tiradentes para sobremesa

Doce fácil feito com goiabada cascão, clássico de restaurante na cidade histórica leva somente mais três ingredientes

Por Da Redação
Publicado em 13 de fevereiro de 2021 | 09:30
 
 
 
normal

Goiabada é um doce que tem a cara de Minas Gerais e que, normalmente, nem precisa de acompanhamento. Porém, há os que sugiram que ela pode ficar mais saborosa se servida com requeijão - na tradicional combinação apelidada de Romeu e Julieta. Quem ensina uma opção de receita fácil é o chef Felipe Rameh, que faz aqui (veja no vídeo abaixo) um preparo clássico de Tiradentes: a goiabada frita Tragaluz, de um dos restaurantes mais famosos da cidade de Campo das Vertentes. 

A sobremesa é preparada com goiabada cascão em barra (de boa qualidade) e outros poucos ingredientes - basicamente castanha-de-caju, requeijão, manteiga e sorvete para acompanhar. "A dica que eu dou para preparar qualquer doce é usar um pouquinho de sal na finalização, que ajuda a valorizar o ingrediente", diz o chef. 

RAMEH COZINHA 
O chef Felipe Rameh apresenta, quinzenalmente, uma receita nova no jornal O TEMPO, na coluna Receitas do Rameh. Além disso, o chef oferece um curso online para te ensinar a cozinhar e selecionar os ingredientes corretos em videoaulas. No projeto Rameh Cozinha, o mineiro busca repassar mais do que “apenas” receitas e técnicas, mas a sua filosofia no exercício do ofício que abraçou, há mais de 20 anos, e que se estrutura sobre pilares como a cozinha afetiva e a sustentabilidade. “Dar aula é algo que faço há 15 anos, cheguei a ter 150 alunos presenciais”, conta ele.

Quer conhecer mais? Clique aqui e acesse o projeto.

ASSISTA AO VÍDEO COM A RECEITA DE GOIABADA FRITA TRAGALUZ

Direção de arte: Daniel Batista

Goiabada frita Tragaluz
INGREDIENTES
150 g de goiabada cascão Christy
70 g de castanha-de-caju triturada (xerém)
10 g de manteiga
50 g de requeijão em barra ou Catupiry    
Para acompanhar 
Uma bola de sorvete de goiabada, de baunilha ou de queijo

MODO DE PREPARO
Empane a goiabada cortada em fatias grossas na castanha-de-caju triturada. Aperte bem com as mãos para que a castanha cubra toda a superfície. Em fogo baixo, derreta a manteiga em uma frigideira antiaderente. Doure delicadamente um dos lados da goiabada, vire por mais um minuto, apertando com delicadeza, até que a goiabada empanada fique maleável. Em um prato de servir, disponha o requeijão e cubra-o com a goiabada empanada ainda quente - o calor da goiabada vai derretê-lo suavemente. Finalize com a flor de sal e sirva.

CONFIRA OUTRAS RECEITAS PREPARADAS PELO CHEF FELIPE RAMEH
- Cookies de chocolate
- Batata frita rústica sequinha
- Bife à parmegiana

O chef
Felipe Rameh se formou na primeira turma de gastronomia do Senac Águas de São Pedro (SP). Um grande ponto de virada de sua trajetória foi quando conheceu Alex Atala, seu grande mestre. Felipe pediu estágio a ele e, assim, foi trabalhar no D.O.M. Depois, cruzou o Atlântico, tendo trabalhado em restaurantes conhecidos mundialmente, como os espanhóis Can Barrina e Mugaritz, além do belga Le Chalet de La Forêt e do inglês Canteen. De volta ao Brasil, integrou as equipes dos restaurantes Dalva e Dito, O Dádiva, Garcia e Rodrigues, além do recente Alma Chef. Lançou o livro “Inventário Particular” e também passou pela TV, no programa “Mesa para Dois” (GNT).

Leia também: Guacamole: receita fácil de prato mexicano é ensinada pelo chef Felipe Rameh

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!