Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Alexandre Kalil demite mais de cem pessoas indicadas por Paulo Lamac

Os principais desligamentos foram feitos no gabinete da Secretaria de Governo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
PUBLICADO EM 10/10/18 - 03h00

A briga entre o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), e seu vice, Paulo Lamac (Rede), teve um novo capítulo nesta terça-feira (9). Kalil exonerou mais de cem pessoas da administração indicadas por Lamac. As demissões foram publicadas nesta terça no “Diário Oficial do Município” (“DOM”). Os principais desligamentos foram feitos no gabinete da Secretaria de Governo – pasta que era comandada pelo vice, demitido no último domingo.

O desentendimento entre os dois se deu por conta da eleição. De acordo com informações de bastidores, havia um acordo entre Kalil e Lamac para que ambos apoiassem a reeleição do deputado estadual Iran Barbosa (MDB). No entanto, o vice-prefeito recuou e trabalhou mais pela candidatura de Ana Paula Siqueira (Rede). Ana Paula conseguiu eleger-se, mas Iran não obteve os votos necessários.

Kalil sentiu-se traído e ficou furioso com Lamac e, por isso, decidiu demiti-lo do cargo de secretário de Governo. Segundo apuração da coluna, o prefeito considerou que o vice usou a máquina pública para se beneficiar e eleger Ana Paula. O prefeito ainda teria prometido que o cargo de vice-prefeito, a partir de agora, seria decorativo.

Além do combinado entre os dois, de apoiar a candidatura de Iran Barbosa, o prefeito viu como agravante o fato de ter pedido licença do cargo para se dedicar às campanhas de Iran, Mario Henrique Caixa (PV) e Carlos Viana (PHS), enquanto Lamac continuou no cargo e trabalhando pela candidatura de Ana Paula.

Dias antes da eleição, Iran e Kalil tiveram uma discussão ríspida sobre o apoio do prefeito à candidatura de Caixa e a falta de empenho de Lamac. Essa desavença teria feito o prefeito analisar sobre o cargo do vice e considerar um novo nome. Com a secretária de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, Adriana Branco, assumindo interinamente a pasta de Governo, ainda não há um nome definido para comandá-la. Nos bastidores se cogitou que o próprio Iran ou alguém indicado por ele assumisse a pasta, o que não foi confirmado por Kalil.

Procurado pelo Aparte, Kalil disse que as exonerações aconteceram porque o titular da pasta foi demitido e que foram realizadas em comum acordo. Sobre o motivo dos desligamentos, o prefeito disse: “Todo mundo já sabe o que aconteceu e o resto é fofoquinha”.

Ana Paula Siqueira afirmou que não houve nenhuma deslealdade nem traição de Lamac contra Kalil. “O que foi acordado foi cumprido. Ele esteve na minha campanha, mas, como combinou com o prefeito, também esteve com Iran, porém eu fui eleita”, disse a candidata. Para ela, as exonerações na prefeitura são apenas remanejamento de pessoal.

Na Câmara Municipal, as exonerações também repercutiram entre os parlamentares. Oposição ao governo, o vereador Gabriel Azevedo disse que há dois anos vinha informando a Kalil que Lamac usava a Secretaria de Governo para fazer política. “Disseram que estava exagerando, que era pessoal. Convoquei o Lamac na Câmara, e ele disse que todas as pessoas eram indicações que eram necessárias à prefeitura. Pois bem, o tempo é o senhor da razão. O Paulo Lamac foi exonerado com mais de cem pessoas que não estão fazendo falta à máquina pública de Belo Horizonte”, declarou.

Procurado pela coluna desde a manhã desta terça-feira, Paulo Lamac não atendeu as ligações. O mesmo aconteceu com o deputado estadual Iran Barbosa.

Histórico

Não foram só Kalil e Lamac que se desentenderam na Prefeitura de Belo Horizonte. Marcio Lacerda, então no PSB, e Roberto Carvalho (PT), respectivamente, prefeito e vice-prefeito da capital eleitos em 2008, travaram uma disputa na administração municipal que culminou, em 2012, com a demissão de petistas da prefeitura e, posteriormente, com a saída do PT da chapa pela reeleição de Lacerda.

O que achou deste artigo?
Fechar

Alexandre Kalil demite mais de cem pessoas indicadas por Paulo Lamac
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (3)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter