Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Cortejado por presidenciáveis, Alexandre Kalil decidiu apoiar o candidato Ciro Gomes

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Fonte Normal
PUBLICADO EM Thu Aug 30 03:00:16 GMT-03:00 2018

Cortejado por presidenciáveis, Alexandre Kalil decidiu apoiar o candidato Ciro Gomes

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), deve declarar nos próximos dias apoio ao ex-ministro e candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT). Segundo interlocutores, depois de uma reunião na última terça-feira em Belo Horizonte, Kalil teria garantido a Ciro que estará ao seu lado na corrida eleitoral. “Eles conversaram e entraram em um acordo bom. Os assessores dos dois estão agora estão colocando em andamento a organização das agendas”, contou uma pessoa que acompanha as negociações.

O prefeito já deixou claro que não vai apoiar nenhum candidato ao governo de Minas nessas eleições. Mas, em relação a disputa nacional, Kalil não havia dado nenhuma sinalização de que ficaria neutro. No fim do ano passado, Kalil recebeu na Prefeitura de Belo Horizonte três candidatos à Presidência da República: o senador Alvaro Dias (Podemos), o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro Gomes. Esse foi o único encontro oficial entre Kalil e o pedetista. Na ocasião, Ciro Gomes contou que eles conversaram sobre a situação financeira e política de Minas. O ex-ministro afirmou que ele e Kalil pensam da mesma maneira sobre a necessidade de se olhar com mais zelo para a população mais pobre e que ambos condenam a insensibilidade da burocracia federal.

Nesta quarta-feira (29), Ciro Gomes cumpriu agenda de campanha na capital mineira. Ele visitou o Mercado Central e disse que ficaria muito feliz com o apoio, mas que era cedo dizer que teria o prefeito entre suas fileiras.

De acordo com interlocutor, será feito um ato para marcar o anúncio. “Deve ser feito um evento marcante, pois esse é um apoio muito importante para o Ciro, não se pode deixar passar em branco. Kalil representa um forte apoio político nesta eleição”, afirmou.

O interlocutor contou que a decisão de Kalil em apoiar o Ciro Gomes não envolveu nenhum acordo político e nem promessas que beneficiem a capital caso o pedetista seja eleito. “Foi uma decisão pessoal do prefeito. Ele viu nas propostas de governo de Ciro viabilidade e simetria. Eles já estão conversando há bastante tempo”, disse.

No início desse mês, Kalil teria se irritado ao saber do acordo feito pelo deputado federal e presidente nacional do PHS, Marcelo Aro, em apoiar a candidatura ao Palácio do Planalto do ex-ministro Henrique Meirelles (MDB). Segundo a fonte, o prefeito teria ficado insatisfeito com a inabilidade política do presidente nacional do PHS e chegou a cogitar em desembarcar do partido.

Além disso, o PHS defendia a candidatura do jornalista Carlos Viana na chapa do senador e candidato ao governo de Minas, Antonio Anastasia (PSDB-MG), mas, com a ida de Rodrigo Pacheco (DEM) o partido ficou a ver navios. O fracasso nessa articulação decepcionou Kalil. (Ana Luiza Faria)

R$ 1 milhão

É quanto o Facebook já recebeu de candidatos de todo o país para que os seus posts pudessem ser impulsionados na plataforma. Entre os presidenciáveis, o candidato do MDB, Henrique Meirelles, foi o que mais gastou com essa modalidade de campanha: R$ 50 mil.

“Nós estamos em cima das eleições e acho que ninguém tem condições de pelo menos imaginar alguma segurança do que vai ocorrer. O país está nessa polarização há muito tempo e essa polarização não é boa, na minha visão. Eu acho que pode piorar bastante (a depender do resultado). O quadro que a gente pode torcer é pelo menos pior”.

Roberto Gurgel

Ex-procurador geral da República

Novos cargos no TJMG

FOTO: Ricardo Barbosa/ALMG/divulgação

Servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) fizeram um protesto nas galerias do plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) contra projeto de lei que transforma cargos do quadro de provimento em comissão da Secretaria do TJMG. O texto foi aprovado nesta quarta-feira (29), em segundo turno, sem nenhum voto contrário. A proposição já teve aprovado parecer de redação final e agora será encaminhado para a sanção do governador Fernando Pimentel (PT). A proposta é que sejam extintos 266 cargos efetivos de oficial de apoio judicial e criados 108 cargos de provimento em comissão, que podem ser preenchidos sem concurso público. Os novos cargos a serem criados são de assessoramento superior e intermediário para o exercício de apoio jurídico aos desembargadores e de suporte jurídico a juízes de primeira instância.

“Eu não acho que se mude o país com o direito penal nem com vingadores mascarados. Mas o direito penal tem um aspecto civilizatório. O país é liderado por gente que acha que desviar dinheiro é normal.”

Luís Roberto Barroso

Ministro do Supremo Tribunal Federal

Rito

FOTO: Lucas Pricken/STJ - 22.8.2018

O ministro João Otávio de Noronha tomou posse nesta quarta-feira (29) como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na mesma cerimônia, a ministra Maria Thereza de Assis Moura tomou posse como nova vice-presidente do tribunal. Os dois comandarão o STJ até 2020. No discurso de posse, Noronha demonstrou contrariedade com as críticas da sociedade à atuação dos juízes. “A Justiça sofre os efeitos dessa campanha de desmerecimento (da Justiça)”, disse. “Esse país já teve 120 milhões de torcedores, 200 milhões de torcedores, hoje tem 210 milhões de juízes críticos das decisões judiciais”, reclamou. Ao elogiar as ações do Ministério Público no combate à corrupção, o ministro, que é advogado, pediu equilíbrio às instituições da Justiça. “Uma dose de equilíbrio é sempre medida para que nossas instituições não se transformem em espetáculo e o devido processo legal não se transforme em justiça sumária”, afirmou.

Para treinar

Na página do Tribunal Superior Eleitoral na internet, o eleitor tem à disposição um Simulador de Votação na Urna Eletrônica. Nele é possível treinar a votação para todos os cargos em disputa nas eleições de outubro da mesma maneira como ocorrerá no dia do pleito, como se estivesse diante de uma urna eletrônica. Desenvolvido pela Corte eleitoral, o software lançado no último dia 24 apresenta uma lista de candidatos e partidos fictícios para cada cargo. O eleitor pode navegar pelas legendas usando as setas para direita e para esquerda na filipeta de candidatos no alto da página. Antes de votar no simulador, o usuário deve escolher o turno da eleição do qual deseja participar. No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação. Devido a seu caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

Pelo telefone

A Câmara Municipal de Varginha lançou nesta semana um número de WhatsApp para que a população da cidade possa acompanhar de forma mais próxima o trabalho dos vereadores da cidade. Pelo aplicativo, as pessoas podem pedir informações, fazer demandas e denúncias. A Casa promete responder a todas as mensagens enviadas, respeitando o horário comercial e o tempo de cada demanda – que podem ser respondidas prontamente ou levar mais dias. Quem se cadastrar no número da Câmara (35 98856-1069) também vai receber as datas das reuniões, avisos sobre as transmissões ao vivo, notícias, convites, cursos e eventos.

Cida responde

A presidente do PT em Minas e suplente do candidato ao Senado Miguel Corrêa (PT), Cida de Jesus, enviou nota ao Aparte, questionando a matéria “Suplentes ao Senado ganham mais destaque no pleito de 2018”, publicada no último dia 28. O texto dizia que Cida teria sido acusada de fraude durante o processo de eleições diretas da legenda, em 2017. Segundo a petista, “nada foi constatado no último processo de eleições internas do partido”. A nota ainda ressalta que ela foi “eleita por unanimidade, tendo seu nome aprovado por todos os delegados”.

O que achou deste artigo?
Fechar

Cortejado por presidenciáveis, Alexandre Kalil decidiu apoiar o candidato Ciro Gomes
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View