Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Eleições 2022

PSC sonda Zema para lançar Cleitinho ao Senado na chapa do governador

Entretanto, o partido, que é da base do governador na ALMG, deve lançar a candidatura do deputado estadual ao Senado mesmo sem coligação

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Sem alianças, PSC sonda Zema por chapa com Cleitinho
O deputado estadual Cleitinho Azevedo migrou do Cidadania para o PSC com a garantia de que será candidato ao Senado
PUBLICADO EM 24/05/22 - 05h00

O PSC sondou o entorno do governador Romeu Zema (Novo) para saber se a vaga ao Senado da chapa à reeleição ainda está aberta. O parlamentar deixou o Cidadania rumo ao PSC com a garantia de que será candidato ao Senado. 

Ao Aparte, Cleitinho nega que tenha procurado Zema, já que não se envolve em negociações partidárias. “Eu não vou procurar. Vou deixar me procurar. Se me procurar, estou aqui para conversar. Se tiver alguma negociação, é o partido”, afirma o deputado estadual. Na última quinta-feira, Cleitinho esteve ao lado de Zema durante agenda em Governador Valadares, o que, segundo ele, foi uma coincidência. 

Entretanto, o vice-presidente do PSC estadual, Noraldino Júnior, admite a consulta, mas informal. “Houve uma conversa para saber se o governo já tem candidatura para o Senado, e o retorno que tive é que estaria ainda em aberto, ou seja, o governo estaria discutindo quem seria. Nós não chegamos nem a conversar (sobre o Cleitinho), mas, lógico, o governo sabe que o PSC tem candidato ao Senado”, diz o deputado estadual. 

O PSC está na base do governo Zema na Assembleia Legislativa (ALMG). Quando ainda era filiado à legenda, por exemplo, o deputado Raul Belém (Avante) foi líder de governo e líder do já extinto bloco de governo na Casa. Apesar do alinhamento, a presença do PSC na coligação não é certa. “O cenário de hoje é a gente entrar na eleição. Não tem nenhuma outra tratativa. Não quer dizer que não possa acontecer, mas, hoje, o cenário é a candidatura ao Senado”, afirma Noraldino.

Conforme a última rodada da pesquisa DATATEMPO, Cleitinho lidera a corrida para o Senado, com 1% das intenções de voto no levantamento espontâneo. Por outro lado, 82,8% dos entrevistados não sabem ou não responderam em quem vão votar. Outros 11,8% ainda votariam branco ou nulo. A sondagem eleitoral foi realizada entre 30 de abril e 5 de maio e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número BR-00720/2022. 

De acordo com o mandatário, a aliança seria viável se Cleitinho fosse o candidato ao Senado na chapa encabeçada por Zema. “Agora, tudo pode acontecer. Se o governo já tiver escolhido o (candidato ao) Senado, impossibilita uma coligação formal. Pode ser que a gente faça uma (coligação) informal, mas nada disso foi conversado ainda. Agora, se houver uma composição entre Cleitinho e Zema, há a possibilidade de coligação”, afirma Noraldino Júnior. 

O Aparte apurou que o perfil de Cleitinho agradaria ao Palácio Tiradentes. Há a avaliação de que os eleitorados de Zema e do deputado estadual seriam parecidos, porque são formado majoritariamente por pessoas do interior. Procurado, o secretário de Estado de Governo, Igor Eto, responsável pela articulação política de Zema, não quis se manifestar.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Eleições 2022

PSC sonda Zema para lançar Cleitinho ao Senado na chapa do governador
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View