Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Bastidores

Republicanos deve apoiar Carlos Viana para o governo de Minas

Partido da base de Bolsonaro pode seguir a orientação nacional e embarcar na candidatura

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Carlos Viana
Senador Carlos Viana
PUBLICADO EM 09/05/22 - 05h00

O Republicanos deve caminhar junto à pré-candidatura do senador Carlos Viana (PL) ao governo de Minas Gerais. Apesar da proximidade do partido com o ex-deputado estadual Adalclever Lopes (PSD), coordenador da pré-campanha do ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), o embarque na candidatura de Viana, conforme apurou o Aparte, é tratado como natural, embora ainda haja algumas arestas. A aliança apenas refletiria o alinhamento nacional entre o Republicanos e a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Hoje, o impasse é a indicação do vice. Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, o deputado Bruno Engler (PL) revelou que há conversas avançadas para que o nome para o posto de vice seja indicado pelo Republicanos.

Entretanto, o diálogo está em banho-maria, porque ainda não se sabe, por exemplo, se o PP apoiará Viana ou o governador Romeu Zema (Novo). Caso apoie, PP e Republicanos disputariam a vice, já que é a única vaga ainda em aberto na chapa. O deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) é o pré-candidato ao Senado.

Embora o PP seja um dos principais fiadores de Bolsonaro, a legenda está em uma encruzilhada em Minas. O alinhamento nacional, assim como no caso do Republicanos, seria natural. Porém, como afirmou o deputado federal Pinheirinho ao Aparte, há um acordo para que o PP indique um quadro para a vice ou para a candidatura ao Senado na chapa encabeçada por Zema. O presidente estadual, deputado federal Marcelo Aro, que, inclusive, é líder de Zema no Congresso Nacional, é o nome mais cotado.

Aliás, Viana tem tido dificuldades para construir a pré-candidatura. O senador enfrenta resistências no PL de Minas desde quando anunciou a filiação, em 1º de abril, no último dia da janela partidária. A sigla, a exemplo do PP, já havia entrado em consenso para apoiar a reeleição de Zema. Além disso, partidos como o Patriota, o PMN e o Agir, da base de Bolsonaro, também têm predileção pelo governador. 

Apesar da conjuntura, o apoio do Republicanos a Viana é tratado como “uma possibilidade muito grande”. Antes da pré-candidatura do senador, o partido estava inclinado a apoiar Kalil em razão da proximidade entre a cúpula do Republicanos e Adalclever. Em 2018, por exemplo, a legenda, quando ainda era PRB, estava na coligação encabeçada pelo ex-presidente da Assembleia para o governo. Além disso, o Republicanos abriga os principais quadros do bolsonarismo. 

O Aparte tentou contato com as bancadas estadual e federal do Republicanos, que preferiram não se manifestar. Já o presidente estadual, deputado federal Gilberto Abramo, pontua, em nota, que, no momento certo, “o Republicanos vai se manifestar sobre a questão das eleições para o governo de Minas”.

Rádio Super

O que achou deste artigo?
Fechar

Bastidores

Republicanos deve apoiar Carlos Viana para o governo de Minas
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View