Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Mais votada

Áurea Carolina conquista primeira vaga do PSOL em BH

Cida Falabella é a segunda vereadora eleita pelo partido neste domingo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Pol’tica - Belo Horizonte, Mg. Aurea Carolina e a vereadora mais votada de belo horizonte. Na foto: Militantes e simpatizantes no baixo centro comemoram a vitoria. Fotos: Leo Fontes / O Tempo - 2.10.16
Áurea Carolina conquista primeira vaga do PSOL em BH
PUBLICADO EM 02/10/16 - 20h08

Com 17.420 votos, Áurea Carolina foi a candidata a vereadora com o maior número de votos em Belo Horizonte neste domingo (2). A candidata pelo PSOL precisava de cerca de 30 mil votos pela legenda para ser eleita. No momento em que quase 100% das urnas haviam sido apuradas, o partido já atingia mais de 45 mil dos votos válidos.

Áurea começou sua atuação política no movimento hip hop de BH. No início dos anos 2000, participou do coletivo "Hip Hop Chama" que, em suas palavras, surgia para "aliar o fazer artístico com o pensamento crítico, nas quebradas e em toda a cidade". Participou ativamente da consolidação das mulheres no cenário local e foi uma das integrantes do grupo "Atitude de Mulher", que contribuiu para abrir caminhos para as mulheres do rap.

Cientista política pela UFMG, durante o seu mestrado pesquisou a inclusão das mulheres jovens na agenda governamental. Também é especialista em gênero e igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Áurea atuou na gestão pública durante cinco meses, em 2015, quando foi subsecretária de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais. É uma das fundadoras do Fórum das Juventudes da Grande BH e constrói as "Muitas pela Cidade que Queremos" desde o seu surgimento. É feminista e colaboradora da "#partidA".

Em entrevista na noite deste domingo, Áurea Carolina destacou a "importância da representatividade, da mulher negra, da periferia". 

Qual é o sentimento de ter sido a mais votada? 

Estou maravilhada, muito feliz e muito empolgada. Acredito que vamos fazer um mandato de luta, junto com os movimentos sociais, com a maioria da população da cidade, para defender os direitos que apresentamos na nossa campanha. São fundamentais para o empoderamento das mulheres, a população negra, a juventude e a população LGBT. 

Qual a importância da participação do Muitxs, na eleição?

Apostou em uma construção coletiva, de convergência entre lutas. A aproximação com PSOL  ajuda a fortalecer a nossa pauta coletiva. O Muitxs acredita no amor e nas causas coletivas. Foi isso que a gente apostou na nossa campanha.

Como será o seu  mandato?

Será um mandato de resistência, de enfrentamento a esta conjuntura golpista, que se dá também no contexto local. O mandato será de defesa radical dos direitos da população, um mandato participativo, democrático, transparente, que seja de pessoas que estão lá, de enfrentamento e com amor.

Qual a importância de uma renovação na câmara?

Importância da representatividade! Ser mulher negra, da periferia, com representação no hip-hop, tem um peso muito grande e também as pautas que defendo, uma política de ideias que defende o aprimoramento da democracia no meio de um golpe institucional. Campanha de esperança. As pessoas reconhecem em mim o potencial.

A entrevista completa com Áurea Carolina: 

Cida Falabella

A atriz, diretora e professora de teatro Cida Falabella será a companheira de Áurea Carolina na Câmara Municipal representando o PSOL. Além de ser conhecida por trabalhos de destaque na artes cênicas e por ter lecionado em instituições de ensino como UFMG, PUC e UNI-BH, Cida tem um longo histórico na capital envolvendo as lutas sociais, principalmente, aquelas que envolvem a cultura.

"A Áurea teve uma votação excepcional e eu estarei ali do lado como uma pessoa que vem de lutas culturais há muito tempo e agora estou me colocando à disposição para seguir nessa luta politica para fazer da cidade um espaço mais justo e humano", comentou Cida.

Ouça a entrevista completa com Cida Falabella:

O que achou deste artigo?
Fechar

Mais votada

Áurea Carolina conquista primeira vaga do PSOL em BH
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (60)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter