O vídeo de uma suposta entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se espalhou nas redes sociais. A pedido de um leitor de O TEMPO, a agência Caça-Fake fez uma verificação. Na gravação, de pouco mais de um minuto e meio, Lula teria criticado a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), admitido que o PT seria uma organização criminosa e que ainda teria planos maliciosos, caso fosse eleito presidente novamente.
“Porque a Dilma era cretina, maldosa, mentirosa, safada. As pessoas sabiam que o PT foi criado pra ser a organização criminosa que eu era o chefe. Eles foram na minha casa, invadiram a minha casa, revistaram, tiraram a tampa do fogão, abriram televisão, levantaram o colchão, encontraram R$ 20 bilhões. Se eu voltar à Presidência, pode esperar, eu vou inventar uma quantidade enorme de mentira”, teria dito o petista no vídeo.
Entretanto, o vídeo não passa de uma montagem. A entrevista exclusiva com Lula foi realizada pelo jornalista Edson Martins, da rádio Teófilo Otoni, no ano passado, e está disponível na internet. O vídeo original tem 46 minutos e, como verificado, os trechos da fala de Lula foram tirados do contexto.