
As pessoas estão fingindo viagens de férias no Instagram
Usando artifícios do photoshop, a imaginação e a cara de pau, há quem queira enganar amigos com fotos falsas nas redes

O Instagram atualizou os perfis de seus usuários recentemente e removeu o número de curtidas: motivo de ansiedade de milhões de pessoas ao redor do mundo. Segundo comunicado oficial, a empresa não quer que a plataforma seja motivo de competição entre as pessoas. O novo posicionamento se faz mesmo necessário nos últimos tempos. Há quem finja até viagens de férias nas redes sociais para impressionar a audiência. Diante da ousadia e posterior descoberta da farsa de alguns blogueiros, a prática virou um desafio bem humorado na rede: enganar seus seguidores durante 48 ou 72 horas com uma viagem fake.
Basta digitar “fake travel” no Instagram ou YouTube para conferir uma lista de pessoas que se lançaram na brincadeira. Elas mostram como tudo é fruto de photoshop e a escolha dos ângulos certos para criar a ilusão das férias perfeitas. Confira:
Serviços
De olho na oportunidade, foi criado o site Fake a Vacation, que oferece o serviço de edição de fotos para você deixar os amigos com inveja das suas férias. Há uma série de destinos disponíveis, como Las Vegas, Hawai, Disney e Cataratas do Niágara. Mas você pode também criar um pacote personalizado. Os valores vão de US$ 19,99 a US$ 49,99 com três fotos incluídas.
Pesquisa
Uma pesquisa do Booking.com do início deste ano revelou que 18% das pessoas costumam postar fotos antigas como se fossem de uma nova viagem. E tudo isso sem a hashtag #tbt (Throwback Thursday), que avisa que trata-se apenas de uma recordação. Cerca de 14% também têm a cara de pau de fingir estar num hotel bem melhor do que está hospedado de verdade. Outros 10% fingem estar de férias mesmo quando já voltaram pra casa e estão amargando a realidade proletária.
Fake holidays
Quando não é possível realizar o seu desejo de curtir férias em Miami, sua imaginação pode te levar até lá. Ao menos foi isso que constatou o fotógrafo Reiner Ridler, que criou a série “Fake Holidays” - registros de famílias em parques temáticos com cenários irreais. Tem de estação de esqui em Dubai a uma ilha tropical na Alemanha e jantares com pirâmides maias ao fundo. Ridler visitou 50 parques ao redor do mundo registrando essas paisagens irreais de férias.

