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Nutrição

Comer de tudo não evita ganho de peso, diz estudo

Dieta variada deve conter apenas alimentos saudáveis, defende Associação Americana do Coração

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Alimentação diversificada deve incluir apenas nutrientes saudáveis
PUBLICADO EM 10/08/18 - 03h00

Washington. Comer de forma variada e equilibrada não é mais o melhor conselho para evitar o ganho de peso. É o que mostra uma revisão de estudos da Associação Americana do Coração publicada nesta quinta-feira (9) no periódico “Circulation”. A alimentação variada, segundo o artigo, é uma recomendação difusa, e não há evidências de que uma maior diversidade alimentar promova o peso saudável ou a alimentação ideal. Para chegar a essa conclusão, especialistas analisaram estudos publicados entre 2000 e 2017.

Na verdade, a chamada “diversidade” leva à ingestão de alimentos que deveriam ser evitados – como doces e carne vermelha –, o que contribui para uma maior ingestão de calorias. Profissionais de saúde deveriam especificar exatamente o que é essa variedade e quais alimentos deveriam ser deixados de lado, diz a pesquisa. “Ter uma dieta mais diversificada pode estar associado a uma maior variedade de alimentos saudáveis, mas também de não saudáveis”, diz Marcia Oliveira Otto, epidemiologista e principal autora do estudo.

A ideia é que a variedade deve estar entre os alimentos saudáveis, diz o estudo. Essa sutileza pode parecer simples, mas faz diferença no peso, pontua a epidemiologista. A variedade de alimentos, afirma Marcia, também pode retardar a sensação de saciedade e aumentar a ingestão de calorias.

Dicas

A associação dos EUA recomenda:

Coma frutas, legumes e verduras;

Prefira feijões e cereais integrais;

Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura;

Opte por nozes, aves e peixes;

Limite o consumo de carne vermelha;

Evite doces e bebidas açucaradas.

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