Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Alerta

Edição do DNA pode causar câncer

Cientistas advertem, em artigo publicado nesta segunda (11), para riscos de técnica usada para correção genética

Enviar por e-mail
Aumentar letra
Diminur letra
j
Edição genética remove e substitui defeitos na fita de DNA
PUBLICADO EM 12/06/18 - 03h00

Londres, Reino Unido. Uma tecnologia de edição de genes que vem sendo explorada por cientistas no mundo todo como uma maneira de remover e substituir defeitos genéticos pode acidentalmente aumentar o risco de câncer em células.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, e do Instituto Karolinska, na Suécia, disseram que mais estudos precisam ser feitos para avaliar se o uso da CRISPR-Cas9 – um tipo de “tesoura” molecular que torna a edição genética possível- pode levar ao desenvolvimento de tratamentos que têm risco adicional de câncer.

A equipe, liderada por Jussi Taipale em Cambridge, descobriu que a CRISPR-Cas9 ativa um mecanismo que protege células contra danos no DNA, tornando a edição genética mais difícil.

Células que não contêm esse mecanismo são mais fáceis de serem editadas do que células normais, e isso pode levar a uma situação em que populações celulares com genoma editado tenham um número maior de células sem o importante mecanismo de proteção contra danos no DNA.

Em estudo publicado nesta segunda-feira (11) na revista científica “Nature Medicine”, os pesquisadores alertaram que a falta desse mecanismo de proteção aumenta o risco de as células se tornarem tumorosas, uma vez que o dano no DNA não pode mais ser corrigido.

“Embora nós ainda não entendamos os mecanismos… nós acreditamos que os pesquisadores precisam estar cientes dos potenciais riscos quando desenvolvendo novos tratamentos”, disse Taipale.

O que achou deste artigo?
Fechar