Imagine a cena: uma roda de amigos, papo vai, papo vem, até que o tema astrologia entra na conversa. Você pode ser uma pessoa que não é ligada ao assunto, mas acaba envolvida na discussão. “Fulano? Ele é de tal signo, por isso age dessa maneira”. Ou então: “Você é assim por causa do seu signo”. E o papo flui, muitas vezes ressaltando os pontos considerados negativos dos signos, associando-os com a personalidade das pessoas. Esse repórter que vos escreve, por exemplo, já foi “julgado” inúmeras vezes e chamado de ambicioso e de “coração de gelo” por ser capricorniano. Mas será mesmo que todas as pessoas carregam as características de seus signos? Faz algum sentido justificar a personalidade e o jeito de ser como um traço do signo que não pode ser mudado? 

“Não vejo a estereotipização como algo ruim em si, pois acredito ser uma prática inevitável se tratando de signos, até mesmo entre os profissionais, já que a astrologia comportamental surgiu por meio da observação desses padrões de personalidade”, pontua o tarólogo e astrólogo Flávio Campos Christo. “A questão está no como é feita e como é usado o estereótipo astrológico, quando se torna um grande problema comportamental a ponto de cair no preconceito real por uma pessoa apenas por ela ser de determinado signo ou ascendente”, explica.  

Para ele, a popularização das informações ligadas à astrologia contribui para esse tipo de comportamento. “Essa popularização, do meu ponto de vista, é um fenômeno maravilhoso, mas que naturalmente trouxe consigo a deturpação do senso comum em pensar no horóscopo como sendo sua real face, quando na verdade é a generalização da generalização e não define nem em 1% a complexidade que é a leitura de um mapa astral”, ressalta Christo. 

“Os estereótipos ligados a signos também seguem essa mesma lógica, pois, quando nos limitamos a rotular alguém, estamos eliminando uma série de variantes na análise do signo no mapa que realmente traduz melhor a leitura do comportamento do indivíduo – entre as quais está considerar as casas astrológicas, os astros ali presentes naquele signo, a distribuição dos astros no mapa, os aspectos, as progressões, os trânsitos dos astros…”, comenta o astrólogo.  

Flávio Campos Christo afirma: “Signo não determina características imutáveis, apenas tendências que podem ser neutras, muito positivas ou destrutivas”. Segundo ele, o objetivo da astrologia é justamente mostrar que “pode-se aceitar o comportamento que lhe cai bem, assim como alcançar um equilíbrio com excessos através do olhar sobre o signo oposto”.  

Ele exemplifica: “Se alguém se considera um taurino excessivamente apegado, está na hora de trabalhar o lado escorpiano (seu oposto) para lidar melhor com as transformações e desapegos. E conferir quais astros e casas estão no signo de escorpião do próprio mapa pode ajudar a entender de forma prática como alcançar esse equilíbrio para desenvolver um pouco o desapego”. 

O tarólogo e astrólogo Flávio Campos Christo elencou as características negativas de cada signo: 

Áries 
“É o primeiro signo e, por iniciar o horóscopo, parece estar sempre com pressa, onde tudo é para ontem. Sua fama negativa é de irritadiço, apressado, chato na impaciência e no autoritarismo e, nos piores casos, de ser agressivo.” 

Touro 
“É conhecido por ser lento, paciente e contemplador dos prazeres dos sentidos. Sua fama negativa está em ser preguiçoso, guloso e muito apegado a tudo, a ponto de parecer sempre teimoso.”  

Gêmeos 
“É o mais intelectual e comunicador dos signos. Tem como característica a busca de conhecimento e de novas alternativas para uma vida equilibrada. Sua fama negativa está em não se decidir, parecer sempre instável, imprevisível e de falar sem parar.” 

Câncer 
“Famoso por ser mais acolhedor e materno dos signos. Sua fama negativa é de ser chorão pelo excesso de sentimentalismo, em algumas situações beirar a infantilidade e ser muito carente afetivamente, seja na superproteção ou na dependência afetiva.” 

Leão 
“Destaca-se por ser o signo do ego, do dom de criar e da autovalorização. Sua fama negativa é de ser egocêntrico e vaidoso, além de dramático e orgulhoso quando percebe que sua imagem está ameaçada.” 

Virgem 
“Quem conhece virgem sabe o quanto esse signo valoriza os detalhes, a perfeição e os caprichos pessoais. Sua fama negativa é ser sistemático, ter dificuldade de sair do concreto, se prender a manias e criticar todo mundo.” 

Libra 
“Famoso por ser o signo dos relacionamentos e da beleza. Sua fama negativa é de ser submisso e permissivo ou de ficar sempre no meio-termo. Para alguns é um signo que também se importa em excesso com a estética.”  

Escorpião 
“Conhecido por ser o signo das transformações, da morte de tudo que é íntimo e misterioso. Sua má fama é de ser intenso na raiva, manipulador e vingativo.” 

Sagitário 
“Signo da especialização, filosofias e da alegria de expandir. Sua fama negativa é de se achar o sabichão, de ser arrogante e de se exceder na diversão e nas brincadeiras.”  

Capricórnio 
“Dentre os que são mais ambiciosos e materialistas, o capricórnio é quem está no topo. Sua má fama é de ser pão-duro, mal-humorado e conservador.” 

Aquário 
“O signo da originalidade, da consciência coletiva e da tecnologia. Sua reputação é de querer ser ‘do contra’ e rebelde a ponto de ser anarquista na sua necessidade de ser livre. Outra fama é de ser desapegado demais e livre nas suas relações”. 

Peixes 
“É conhecido por ser o signo da fantasia, da compassividade e das capacidades místicas. Sua má fama é de ser muito disperso, desorganizado e melancólico a ponto de se perder nos vícios e nas fantasias da vida.”