Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Verdade ou mentira?

Estudo certifica veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier

Pesquisa foi realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); primeiras cartas apresentam conteúdos verídicos e outras ainda serão analisadas

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Chico Xavier
Estudo analisa cartas de Chico Xavier
PUBLICADO EM 12/01/15 - 14h26

Uma pesquisa realizada por um núcleo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu que informações contidas em lote de cartas psicografadas pelo médium Chico Xavier são verídicas.

A análise continha treze cartas de Jair Presente, morto por afogamento em 1974, na cidade de Americana (SP). As correspondências começaram a ser psicografadas pelo médium Chico Xavier ainda no ano da morte e prosseguiram até 1979.

O diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (NUPES-UFJF), Alexander Moreira Almeida diz que estudo teve início em 2011 e foi feito em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), a partir do pós-doutorado dos pesquisadores Denise Paraná e Alexandre Rocha.

Segundo o pesquisador, o resultado foi publicado em setembro de 2014 pela  revista científica Explore, da Holanda. Ele ressalta que através de análises ficou comprovado que o  conteúdo das cartas psicografadas por Chico Xavier a Jair Presente é verídico.

Almeida diz ainda que a análise foi feita nas cartas originais, das quais foram extraídas 99 informações objetivas e passíveis de verificação.

Conforme o pesquisador, o intuito era comprovar se Chico Xavier poderia ter tido acesso a essas informações por meios convencionais e se as cartas continham dados verídicos e específicos em relação ao falecido.

Almeida diz que a família de Jair Presente foi entrevistada para ajudar na comprovação do conteúdo das cartas. Ele citou como exemplo o falecimento da madrinha da mãe de Presente, fato que ainda não era do conhecimento da família.

Não terminou - O psiquiatra Alexander Moreira Almeida informou que o resultado de outro lote de cartas psicografadas por Chico Xavier, também investigado por Denise Paraná e Alexandre Rocha, será publicado em breve.

 

 

O que achou deste artigo?
Fechar

Verdade ou mentira?

Estudo certifica veracidade de cartas psicografadas por Chico Xavier
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (3)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter