Espaço

Hubble 30 anos: Veja o que a Nasa fotografou no dia do seu aniversário

Ação faz parte das comemorações de aniversário de um dos principais telescópios do mundo

Publicado em 31 de março de 2020 | 13:50

Em comemoração ao aniversário de 30 anos do Hubble, a Nasa disponibilizou um site com as fotos tiradas pelo telescópio. A novidade é o lançamento de uma ferramenta que permite acessar quais imagens foram tiradas no dia do seu aniversário. Para acessar, é só colocar o dia e o mês da data. Acesse aqui. As fotos vêm com uma pequena descrição sobre a descoberta feita naquele dia.

Outra ação comemorativa é o flickr do telescópio, que tem uma imagem publicada por dia. Lançado em 1990, o Hubble consegue ver a distorção da atmosfera, identificar objetos astronômicos e fenômenos com mais consistência do que os vistos pelos observatórios terrestres.

A Nasa ainda criou uma campanha pelas redes sociais para quem quiser saber as novidades do telescópio espacial, usando a hashtag #Hubble30 no Instagram, Facebook ou Twitter.

A repórter fez o teste e o resultado foi uma imagem de 10 de março de 1997 do Planeta Marte. "Este retrato deslumbrante de Marte foi tirado pouco antes de o planeta fazer uma de suas aproximações mais próximas da Terra (passando a cerca de 100 milhões de quilômetros de nós). Essa visão foi tomada no último dia da primavera no Hemisfério Norte do planeta", diz a descrição.

De acordo com o site da Nasa, os dados obtidos pelo telescópio serviram como base para mais de 16 mil publicações científicas de diversas áreas.