Cada vez mais, os projetos de decoração contam com elementos diferenciados para deixar determinados ambientes com um toque especial e exclusivo. Os produtos retrô são opções superinteressantes para agregar charme aos espaços. O leque é amplo: são geladeiras, liquidificadores, batedeiras, torradeiras, rádios, vitrolas, televisores, ventiladores etc. Enfim, de eletrodomésticos a eletrônicos sempre há um item para valorizar o décor.
Para Ariadne Rodrigues, autora do blog “De volta ao retrô”, o passado nunca esteve tão presente na decoração como nos dias atuais. “Acredito que estamos vivendo um fenômeno de culto ao passado e as pessoas, sejam elas simpatizantes ou as que buscam viver isso como um estilo de vida, acabam se envolvendo com esse tipo de cultura muito mais pela emoção do que pela razão”, afirma.
O fato de, atualmente, várias marcas estarem produzindo os produtos com design da época da vovó, mas com tecnologia de última geração, também agrada. “As empresas estão vendo uma grande oportunidade de mercado ao explorar o tema. O retrô nunca sai de moda. Ele agrega uma aura cool a marcas e produtos, e transfere ao consumidor um sentimento de nostalgia. Então, as empresas perceberam isso e estão explorando esse diferencial”, destaca a blogueira.
Retrô x Vintage
Para não fazer confusão, é bom entender a diferença entre os estilos. “Retrô são os elementos com design antigo, mas com tecnologia de ponta, moderna. São, portanto, peças que aliam design e funcionalidade. Vintage são, de fato, os elementos antigos que foram usados em determinada época e que hoje são usadas nas composições dos espaços muitas vezes apenas para decorar”, explica a designer de interiores Laura Santos.
PUBLICIDADE
Recomendadas para você
PUBLICIDADE