Obra-prima

Livro raro de Isaac Newton é encontrado

Cópia de “Philosophiae Naturalis foi publicada no século XVII


Publicado em 07 de março de 2020 | 03:00
 
 
 
normal

Um exemplar da primeira edição de um livro de Isaac Newton, na qual ele expõe suas três leis sobre o movimento, que juntamente com a da gravitação universal criaram os fundamentos da física moderna, foi encontrado em uma biblioteca na ilha francesa da Córsega. 

Vannina Schirinsky-Schikhmatoff, diretora de conservação da biblioteca pública Fesch em Ajaccio, Córsega, revelou que encontrou uma cópia desta obra do século XVII ao estudar um índice de quem era o fundador da biblioteca, Luciano Bonaparte, um dos irmãos de Napoleão.

“Encontrei este ‘santo graal’ na sala principal (da biblioteca), escondido nas estantes superiores’, contou à AFP. ‘A capa está um pouco danificada, mas o interior está em excelentes condições. Trata-se da pedra angular da (aplicação) das matemáticas modernas’, afirmou.

O texto em latim, “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), é a obra-prima publicada pela primeira vez por Newton em 1687. O célebre físico se inspirou ao ver uma maçã cair de uma árvore de seu jardim em Grantham, Inglaterra, o que o levou a elaborar as leis clássicas da gravidade, do movimento e da ótica.

As traduções para inglês foram publicadas posteriormente, mas as edições originais são particularmente apreciadas pelos colecionadores. “Um exemplar de uma primeira edição em latim foi vendida por US$ 3,7 milhões em um leilão realizado pela Christie’s anos atrás, e é a mesma que a da biblioteca de Ajaccio’, afirmou Schirinsky-Schikhmatoff.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!