Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Perfil

Maioria dos solteiros quer um companheiro para toda hora

Pesquisa feita por site de relacionamentos mostra ainda que pretendente deve ter gentileza e educação

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
d
Comportamento. Site de relacionamentos levantou um perfil dos solteiros em cinco Estados do país
PUBLICADO EM 12/06/18 - 03h00

Com o objetivo de facilitar a vida dos solteiros nesse Dia dos Namorados, uma pesquisa – feita com 5.200 usuários de aplicativos de relacionamento no país – mostra o perfil de quem está em busca do parceiro(a) ideal. E a missão não é nada impossível. 

Para se ter uma ideia, as características mais importantes num primeiro encontro são a gentileza e a educação do pretendente, de acordo com 51% dos entrevistados, cuja maioria – 91% – têm 30 anos ou mais. Minas Gerais, por exemplo, está em segundo e terceiro lugares entre os Estados com mais solteiros: 31% no caso das mulheres e 29% quando se trata dos homens.

Os descompromissados também acreditam que a estabilidade emocional seja fundamental para se manter uma relação. Aproximadamente 87% deles afirmam procurar alguém que seja companheiro (a) para todos os momentos. 

“Numa sociedade bastante individualista, os solteiros estão investindo em características que envolvam as relações humanas como valores e princípios como cumplicidade, cooperação e empatia”, explica a psicóloga Marina Simas, especialista em sexualidade humana pela Faculdade de Medicina da São Paulo.

E, para quem pensou que o melhor dia de paquera é o sábado, está errado: 34% dos participantes consideram o domingo como dia ideal. “Hoje, você não precisa ir na balada para conhecer alguém, como acontecia antigamente. Deitado (a) na cama, vendo televisão, você pode escolher quem deseja conhecer. A partir daí, inicia uma conversa, cria um mínimo e, então, parte para as próximas etapas”, diz a psicóloga Marina. 

Nada é perfeito. De acordo com a psicanalista Yolanda Mourão, professora de psicologia clínica da PUC Minas, é importante que os solteiros se atentem à realidade. “Não existe relacionamento e não há felicidade que dure para sempre. Devemos lembrar que as pessoas não são iguais e que as diferenças fazem parte de qualquer relação”, afirma. 

Estudo. Esses e outros resultados foram encomendados pela empresa Match Group LatAm – detentora dos maiores sites e aplicativos de relacionamento da América Latina.

 

Data pressiona quem não está comprometido

Encontrar o par perfeito é o desejo de muitos solteiros, mas nem tudo são flores nessa empreitada: a pressão no Dia dos Namorados costuma ser forte. Uma pesquisa feita com 1.235 usuários do aplicativo de paquera Tinder mostra que 27% deles se sentem incomodados por ter que estar com alguém nessa data. Outros 25% sinalizam que também acham inconveniente a pressão para sair para algum lugar legal e comprar presentes caros, por exemplo. 

Por outro lado, os mesmos solteiros ainda têm esperança de que tudo pode dar certo. Dos 97% que já vivenciaram um Dia dos Namorados sozinhos, 42% acreditam que essa é uma ocasião para celebrar o amor, sendo que, para 32% deles, essa é uma oportunidade para reforçar o compromisso com a pessoa amada.

O que achou deste artigo?
Fechar

Perfil

Maioria dos solteiros quer um companheiro para toda hora
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (3)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter