Começa nesta terça-feira (15) o Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda. O evento também precisou ser adaptado ao momento de pandemia da Covid-19 e criou uma programação em formato digital e gratuito com transmissão para todo o Brasil. Todos os filmes estarão disponíveis gratuitamente no site feeddog.com.br.
Com curadoria da jornalista Flavia Guerra, o festival apresenta uma seleção de 15 títulos brasileiros e internacionais, a maior parte inédita no circuito de cinema, TV ou VOD do país, com 2 pré-estreias nacionais. A primeira será transmitida nessa terça-feira (15), às 20h, ao vivo e online, com o documentário “O Império de Pierre Cardin”, de P. David Abersole e Todd Hughes. Inédito no Brasil, o filme mostra um dos maiores ícones da moda mundial, o estilista Pierre Cardin, ainda em atividade e que completou 98 anos em 2020.
A segunda é o documentário, também inédito no Brasil, “Martin Margiela: In His Own Words”, sobre o enigmático designer Martin Margiela, que será transmitido do dia 16 até o dia 20. O estilista belga é referência quando se pensa em nomes que fizeram história e, mesmo assim, concedeu pouquíssimas entrevistas na vida.
A programação ainda conta com documentários de grandes criadores como o estilista britânico Alexander McQueen e de filmes icônicos como “Machines”, que fez uma carreira de sucesso em festivais internacionais, é um olhar atento sobre as condições de trabalho de uma indústria têxtil na Índia.
O festival ainda conta com oficinas, talks e debates com grandes nomes da moda brasileira, como o estilista mineiro Ronaldo Fraga, que participa de Master Talk com o tema “A moda além da roupa”, mediada pela jornalista e curadora do festival, Flavia Guerra, na quarta-feira (16), 19h30, ao vivo.
O Feed Dog vai até sexta, 20/12. Veja a programação, disponibilidade de cada filme e atividades paralelas, consulte o site feeddog.com.br