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Pele

Massagem facial é aliada da beleza

Que tal reduzir o inchaço e aplicar o creme de sua rotina de skincare obtendo resultados mais potentes? Confira uma sequência de movimentos para se fazer

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O conceito da drenagem facial é quase o mesmo da corporal, que auxilia no combate da retenção de líquidos e o desbloqueio dos gânglios linfáticos
PUBLICADO EM 14/10/18 - 03h00

Cremes e outros produtos revolucionários de cuidados com a pele têm sempre uma promessa em comum: renovar a face e proporcionar benefícios inimagináveis à rotina de beleza. Contudo, a potencialização dos efeitos dos dermocosméticos ganhou uma aliada poderosa: a massagem facial. A boa notícia é que ela pode ser realizada em casa e deve ser feita principalmente à noite, para reverter o inchaço adquirido ao longo do dia.

Para a fisioterapeuta Caroline Souza Costa, que atua na Clínica Bruno Vargas, a drenagem facial traz outros benefícios como “a eliminação de toxinas, a ativação, a melhora da circulação da pele, além da eliminação de edemas”. “Todos esses pontos auxiliam sistematicamente em uma melhora geral na qualidade da pele”, descreve.

A fisioterapeuta alerta quanto aos resultados a longo prazo. “A drenagem ou massagem melhora a qualidade da pele de maneira geral, ou seja, aumenta o viço natural e a oxigenação que, consequentemente, trarão uma pele mais saudável e bonita”, alerta.

Herança. Os movimentos da massagem facial são inspirados no kobido, uma massagem milenar japonesa que envolve até movimentos de shiatsu que estimulam os nervos do rosto. Atualmente, a técnica está presente em clínicas de estética focada em prevenir ou suavizar rugas e combater a flacidez.

Para a terapeuta holística Rolesi Reis, da clínica Reset, a técnica também é indicada para relaxar a musculatura da face, bem como dissolver os pontos de tensão ao ativar a circulação do rosto. E promove um profundo relaxamento também quando é aliada à aromaterapia. Nesse caso, ela aconselha ainda fazer os movimentos em direção às articulações, usando somente uma essência mentolada, ideal para “abrir as vias aéreas e fazer com que o ar flua mais nos pulmões”.

Ela aconselha que essa automassagem seja feita até três vezes ao dia, com o intuito de desinchar e aliviar as tensões provocadas pelo estresse – veja o passo a passo ensinado por ela nesta página. O tempo? Depende da sua disposição: de cinco a 20 minutos, e cada passo com repetições de cinco a sete vezes.

É justamente este outro ponto positivo da técnica: o alívio da expressão pesada e cansada da face. “A massagem é o resultado do alinhamento entre a beleza e o equilíbrio do corpo. Não adianta ter uma articulação boa se o músculo da face estiver tensionado. O estresse do dia a dia também interfere na nossa beleza facial”, alerta ela.

Como fazer. De fato, a massagem facial é uma opção barata para colaborar com o rejuvenescimento da pele, mas a fisioterapeuta Caroline sugere que seja realizada com cremes hidratantes e anti-idade ou qualquer outro que faça parte da rotina de skincare. O cuidado é com a forma como as manobras são realizadas.

“Os movimentos são realizados de forma leve, em pontos específicos e direcionados para os locais onde existem os gânglios linfáticos, por exemplo, atrás da orelha, pescoço, abaixo da maxila, entre outros. E devem ser feitos em sentido periférico, ou seja, de dentro para fora”, explica.

Passos

1- Inicie a massagem apoiando os dedos ao lado do pescoço e faça movimentos de baixo para cima, em direção à nuca e ao lóbulo da orelha.


2- Deslize a ponta dos dedos suavemente para baixo, descendo até a base do pescoço. Isso ajuda também a amenizar a flacidez.


3- Com os dedos, faça movimentos firmes nas bochechas até chegar quase às orelhas, de baixo pra cima. Esse movimento dá mais firmeza muscular.


4- Apoie as pontas dos dedos na parte superior dos lábios e faça movimentos para baixo continuamente, passando por toda a região do buço.


5- Faça leves compreensões na região do nariz, do centro para os cantos externos, rumo às orelhas. Esse movimento também ajuda a minimizar olheiras.


6- Com as pontas dos dedos sobre a testa e as têmporas, deslize-as com movimentos suaves. Essa técnica ajuda a suavizar as rugas da 
região.

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