
Pandora
O calor que vem de fora
Nova York e Londres puxam a fila desta temporada de moda internacional apresentando propostas já vistas em verões passados; tome nota das principais tendências
Primeira parada da rota dos desfiles que integram a agenda fashion internacional, Nova York encerrou, no último dia 12, sua temporada verão 2019 acolhendo mais catwalks do que nunca. O que marcou a edição, além do abuso de cores – e inclua, aí, a volta das tonalidades fluorescentes –, foi a mudança no perfil das modelos. Nos castings, o número de mulheres negras e asiáticas atestava os ares de mudança.
Modelos mais curvilíneas, mesmo que em menor quantidade, também reforçaram a ideia de mudança – no caso, nos desfiles das marcas Kate Spade, Tory Burch e Hugo Boss. Não bastasse, teve a apresentação performática da Savage X Fenty, grife de lingerie da cantora Rihanna, que contou com um elenco de mulheres de várias etnias e com corpos diversos.
Na sequência, veio a semana londrina, encerrada na terça-feira passada com os olhares voltados para a Burberry. A expectativa, claro, se deu em função da estreia do italiano Riccardo Tisci. Após 12 anos à frente da Givenchy, o estilista assumiu a grife britânica, fundada em 1856. Tisci optou por dar uma rejuvenescida na grife, mas sem afastá-la de seu DNA, principalmente no que tange à alfaiataria clássica, como o icônico trench coat.
Victoria Beckham também estreou na temporada, já que, até pouco tempo atrás, desfilava em Nova York. O desfile da primeira coleção da ex-Spice Girl em sua terra natal coincide com o décimo aniversário de sua marca.
De forma geral, tanto a moderninha Nova York quanto a ousada Londres replicaram tendências que devem logo pousar nas lojas: estampas em animal print e listras, babados românticos e laçarotes arrematando boa partes das peças, as “candy colors”, peças adornadas por rendas e – pasmem – a permanência das pochetes na cintura. Ou seja, mais do mesmo no que diz respeito aos itens resgatados dos anos 80 e 90 que já vêm dando o ar da graça aqui e ali. E, antes de o barco seguir para Milão e Paris, vale dar uma parada aqui para se impressionar (ou não) com alguns dos destaques pensados para o próximo verão.
