Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Beleza

Para dar férias ao batom sem deixar a boca apagada

Conheça novas técnicas e cosméticos do mercado que ganham mulheres seduzidas pela promessa de realçar a cor natural dos lábios

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Mariela
PUBLICADO EM 20/01/19 - 11h44

A empresária Fernanda Aguiar, 25, nunca foi muito fã de batom e há três anos optou por uma forma mais prática e duradoura de colorir os lábios. Ela é uma das várias mulheres que foram seduzidas pela micropigmentação labial – um procedimento estético que deixa a boca mais definida e com cor saudável e natural.

“Até comprava um ou outro batom, mas nada se compare à micropigmentação”, defende Fernanda, que faz o procedimento sempre com a mesma profissional – Patrícia Borges, especialista na técnica. O resultado, para ela, é incomparável: “A boca fica mais viva, volumosa e com os traços aparentes, do jeito que eu gosto. E não me preocupo em borrar ou retocar batom”, acrescenta ela.

A técnica de pigmentar a boca é mais uma das novidades de beleza que estão fazendo sucesso nas clínicas dermatológicas. Mais do que ser apenas uma novidade ou modismo estético, o procedimento anda em harmonia com o movimento de valorização da beleza natural – já consolidado pela maquiagem com o uso moderado de cosméticos.

Lu Rodrigues, empreendedora do Centro de Micropigmentação Lu Make Up, com unidades espalhadas pelo Brasil, explica que esse procedimento garante uma coloração saudável e natural aos lábios, além de uma melhor definição do contorno. “É por isso que ele também é chamado de ‘revitalização labial’, justamente porque tem esse intuito, que é o de devolver a tonalidade saudável aos lábios sem ficar artificial”, explica ela.

Além dessa técnica, outros produtos chegam ao mercado para realçar o tom rosado ou avermelhado da boca, como o lip tint e os balms hidratantes que se adaptam às tonalidades da boca.

Tatuagem?

Na prática, a micropigmentação lembra o processo de uma tatuagem, mas não é permanente nem atinge a camada mais profunda da pele. O método é o mesmo usado para desenhar sobrancelhas. “Não há sangramento, uma vez que os movimentos são leves e superficiais. Tem gente que sente uma dor levinha, mas é bem suportável, porque usa-se um anestésico antes de iniciar”, explica a especialsita Andreia Carvalho, da clínica Roberta Niemeyer Concept.

Depois de realizar o procedimento, Andreia conta que é comum a boca ficar um pouco inchada e com uma cor um pouco mais intensa que a escolhida – geralmente tons de nude, avermelhados e rosados. “Mas o tom clareia em duas semanas, durante o processo de cicatrização”, explica.

Além da coloração natural, a micropigmentação é também coadjuvante ideal para estimular a produção de colágeno na região da boca. “Ela rejuvenesce os lábios, disfarçando os sinais da idade, define e hidrata a boca, passando a impressão de que ela fica mais volumosa”, diz Andreia. O efeito dura de oito meses a um ano, e o retoque pode ser feito a cada 60 dias após a sessão.

Vale lembrar que, após a realização da técnica e a cicatrização, o batom pode ser usado normalmente, caso seja a opção do cliente. “O procedimento não vai intervir na tonalidade do batom escolhido”, esclarece Lu Rodrigues. O sucesso, porém, depende dos cuidados em casa: pomada cicatrizante três vezes ao dia na primeira semana e evitar completamente a exposição ao sol, assim como banho de mar, de piscina ou cremes que contenham ácido.

Lip tint se adapta à cord dos lábios

Cosméticos labiais lançados recentemente convidam mulheres a abandonarem o batom com sugestões que realçam e valorizam a cor natural da boca. Um desses lançamentos é o lip tint, um “batom” que tem formato que lembra um esmalte e funciona como uma espécie de tinta para os lábios – a base do produto é água.

“Isso garante uma textura muito levinha. Se você passar uma camada só, ele se adapta mais à cor dos lábios, dando aquele arzinho de saúde para a boca”, explicou Fábio Lessi, gerente de marketing da Top Beauty, uma das marcas responsáveis por trazer a novidade ao mercado.

A maquiadora Gabih Machado entusiasmou-se tanto com a novidade que até ensinou em seu canal do YouTube uma receita caseira do cosmético. “Eu amo esse estilo de maquiagem mais natural, tipo estou maquiada mas parece que não estou, sabe? Uso o lip tint nos lábios para realçar os lábios e como blush também, ele dura muito, principalmente nesse calorzão”, opina.

Saiba como fazer lip tint caseiro

Receita da maquiadora e youtuber Gabih Machado

Ingredientes

- 1 recipiente (pode ser um vidro de óleo secante para unhas; lave, higienize bem e deixe secar antes de usar). Esse “vidrinho” facilita a aplicação 
- Corante alimentício vermelho
- Um pouco de água mineral
- Hidratante labial ou manteiga de cacau

Modo de preparo

Preencha 2/3 do vidrinho de esmalte com o corante alimentício vermelho. Em seguida, acrescente duas colheres (café) de água e uma colher (café) de hidratante labial. Feche o vidro, chacoalhe e pronto. Para aplicar o produto, comece pelo centro da boca em direção ao contorno dos lábios.

O que achou deste artigo?
Fechar

Beleza

Para dar férias ao batom sem deixar a boca apagada
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter