Massinha, Lolla e Bidu são apenas alguns dos cães e gatos que desaparecem diariamente em Belo Horizonte, assim como também em todo o estado de Minas Gerais. Para auxiliar os tutores na localização dos animais, programadores lançaram a plataforma “I Love You, Pet’ (ILY), uma rede de comunicação totalmente gratuita e colaborativa.
Além dos donos de pets, podem se cadastrar no site protetores, pessoas dispostas a ajudar a encontrar os animais e ONGs.
Segundo Tiago Braga, sócio da empresa e idealizador do projeto, “o intuito do ILY é ser uma ferramenta de manutenção das informações do pet e ajuda rápida para os momentos de necessidade e, por isso, é totalmente gratuito”.
Na plataforma, os tutores podem criar um perfil exclusivo para cada um dos pets, com informações da raça, descrição e até um álbum de fotos do animal. Caso o animal desapareça, basta acionar a rede de protetores cadastrados da região onde ocorreu o sumiço do ‘bichinho’. Desta forma, as pessoas cadastradas podem ajudar nas buscas.
Para ser um protetor, não é necessário ter um pet cadastrado na plataforma. No entanto, é preciso criar o perfil, cadastrar o CEP da região em que mora ou trabalha. Caso um animal desapareça próximo a você, será enviada uma notificação com a descrição do animal e dados de contato do tutor.
Já as ONGs de proteção animal podem se cadastrar e utilizar a plataforma como vitrine para a divulgação de adoção dos animais. Para isso é necessário criar o perfil e cadastrar todos os animais disponíveis. Quando o pet for adotado, a ONG transfere os dados do perfil para o novo tutor, que fica com todo o histórico do animal.
+ O que fazer quando seu animal some?
Segundo dados do Instituto Pet Brasil (IPB), 4 milhões de animais de rua têm assistência de ONGs ou protetores privados.
Atualmente, a plataforma é mantida com recursos próprios e doações. Para se cadastrar, basta acessar ily.pet e seguir os passos na plataforma.