Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Fortalecimento

Práticas integrativas e complementares em debate

Encontro vai abordar o papel dos terapeutas e da profissão no mercado de trabalho

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Praticantes de ioga, uma das modalidades integrativas
PUBLICADO EM 18/09/18 - 03h00

Explorar o potencial das terapias complementares será o objetivo do 1º Simpósio de Práticas Integrativas: Terapias Milenares, Novos Paradigmas, que acontece nos próximos dias 22 e 23, no Senai Horto, e que vai reunir profissionais que atuam com diferentes abordagens terapêuticas.

Serão 12 palestrantes convidados e sete palestras sobre acupuntura, homeopatia, reiki, floral, aromaterapia, constelação familiar e fitoterapia, além de mesa-redonda para discutir a inserção das práticas integrativas e complementares nas redes pública e privada e uma oficina para elaboração de uma carta aos gestores contendo diretrizes e sugestões para a ampliação da oferta dessas práticas.

Durante o evento vão acontecer vivências de ioga, tai chi chuan, biodança, dança circular e meditações theta healing e tibetana, e os participantes poderão se beneficiar de atendimentos de auriculoterapia e programação neurolinguística, reflexologia, quick massage e reiki.

“Queremos sensibilizar os gestores sobre a importância da inserção e da ampliação da oferta das práticas integrativas e complementares nos espaços públicos e privados e no terceiro setor. Sabemos que essas práticas podem reduzir custos com medicamentos, apresentam menos efeitos adversos e são plenamente aceitas por grande parte de população”, defende Josiane Gualberto, organizadora do simpósio.

Mesmo que abordagens como acupuntura, homeopatia e reiki tenham eficácia comprovada, a maioria das pessoas, infelizmente, não tem acesso a esse tipo de tratamento. “Apesar de altamente recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, essas práticas não são ainda uma realidade”, finaliza Josiane.

AGENDA: O 1º Simpósio Práticas Integrativas acontece nos dias 22 e 23 deste mês, no Senai Horto, na rua Santo Agostinho, 1.717. Informações: (31) 99125-7875.

O que achou deste artigo?
Fechar

Fortalecimento

Práticas integrativas e complementares em debate
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter