Inovação

Projeto da Ufop permite monitoramento de pacientes com Covid-19 a distância

Tecnologia sem fio envia dados de medição no nível de oxigenação do sangue para servidores


Publicado em 21 de maio de 2020 | 19:35
 
 
 
normal

Um projeto liderado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em parceria com a PUC Rio, desenvolveu uma tecnologia que permite o monitoramento de pacientes com Covid-19 a distância. A inovação é um novo oxímetro, aparelho que mede a taxa de oxigenação do sangue, uma das formas mais eficazes de identificar as pessoas contaminadas pela Covid-19. 

O sensor, assim como o convencional, é aplicado na ponta do dedo do paciente. Quando ele registra menos de 90% de pressão parcial de oxigênio no sangue, a pessoa deve procurar um hospital. Mas, ao contrário do convencional, o sensor criado pela Ufop permite que os dados sejam compartilhados com um servidor e analisados por entidades de saúde a distância, facilitando o diagnóstico e evitando visitas desnecessárias aos centros de saúde. 

O aparelho não exige conexão com a internet nem energia elétrica, já que funciona via rádio e com baterias, o que, na avaliação dos pesquisadores, ajuda a universalizar o uso. O dispositivo ainda passa por avaliações antes de chegar ao mercado. Já a PUC Rio segue desenvolvendo o software de análise dos dados. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!