Clarão na madrugada

Queda de meteoro ilumina céu de Cuiabá e ofusca lua cheia

Fenômeno é provocado pela passagem em alta velocidade do fragmento de rocha pela atmosfera da Terra


Publicado em 23 de outubro de 2021 | 18:42
 
 
 
normal

A madrugada de sexta (22) ficou iluminada na altura das cidades de Cuiabá e São José dos Quatro Marcos, no Mato Grosso. O fenômeno foi registrado às 2h22, no horário de Brasília.

O clarão foi captado pela Brazilian Meteor Observation Network (rede brasileira de observação de meteoro, ou Bramon), grupo que monitora meteoros por 102 operadores de 159 estações em 20 estados, e do Clima ao Vivo, um sistema de câmeras espalhadas pelo país.

Ao site Uol, o diretor técnico da Bramon, Marcelo Zurita, informou que a explosão ocorreu a 38 km de altitude, próximo de Cáceres (MT), a 217 km de Cuiabá. O clarão foi tão intenso que ofuscou a lua cheia. Nesses casos, o meteoro é chamado de superbólido. A explosão é provocada pela passagem em alta velocidade do fragmento de rocha pela atmosfera da terra.

"À medida que o meteoro vai aquecendo, vai ocorrendo vaporização das camadas mais externas [da rocha] e, à medida que vai passando pela atmosfera, ele vai encontrando atmosfera mais intensa. Com isso, vai cada vez mais vai consumindo e gerando calor, até acabar explodindo", explicou Zurita.

Ainda não se sabe se o meteoro foi totalmente consumido com o ingresso na atmosfera terrestre ou se algum fragmento atingiu o solo. Também não se sabe com precisão o tamanho do objeto antes da explosão, o que ainda precisa ainda calculado. "A tendência é que a massa não tenha sido muito grande", disse Zurita.

Segundo ele, há mais de um ano não se flagrava no Brasil um superbólido como esse, com clarão tão intenso. A última vez ocorreu em 1º de outubro de 2020, iluminando o céu do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!