Uma pesquisa da Universidade de Chicago mostrou que pessoas com sono (porque privadas dele) tendem a comer alimentos mais nocivos à saúde, especialmente aqueles com com excesso de sal, açúcar ou gordura.
Segundo os autores, a falta de sono provoca a proliferação de endocanabinoides, moléculas naturais presentes no sistema nervoso humano.
Aliás, essas moléculas se parecem com o THC, o princípio ativo da maconha. Ou seja, existe sim uma semelhança entre a fome da pessoa que está sem dormir e a famosa "larica" (a fome imediata) dos usuários de maconha.
Isso porque os endocanabinoides atuam no cancelamento da sensação de saciedade, sua proliferação acaba por provocar fome.
O teste empírico foi feito com 14 voluntários, separados em dois grupos. Um, passou por privação de sono. Depois de monitorar o sangue dos sonolentos para os níveis de 2-AG -- uma molécula endocanabinoide com envolvimento especial na regulação da forme- os cientistas descobriram que o nível de 2-AG no sangue dos voluntários mal dormidos, ao final, foi cerca de 33% maior.
Portanto, eles correram para saciar sua fome com alimentos pouco saudáveis.