Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Serviço

Dicas valiosas para economizar combustível

Com mudanças simples no modo de condução é possível reduzir em até 30% o consumo no veículo; especialista explica como funciona

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
PUBLICADO EM 24/10/18 - 02h00

Quanto custa encher o tanque de combustível de seu veículo? Em Belo Horizonte, por exemplo, o litro da gasolina sai, em média, a R$ 4,86, enquanto o do etanol gira em torno de R$ 3, segundo o levantamento realizado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) entre os dias 8 e 13 de outubro. E com esses valores nada amistosos, o jeito é economizar nos mínimos detalhes. Dentro das cidades, com o trânsito cada vez mais intenso, a missão parece ser quase impossível. Mas não é.

Especialistas relatam que com mudanças simples na maneira de dirigir é possível reduzir em até 30% o consumo de combustível. “A primeira coisa é ficar atento ao tipo de combustível colocado no carro, se é de boa qualidade, porque isso influencia diretamente o rendimento. Depois, é imprescindível a manutenção do filtro de ar do motor. Cada fabricante tem sua indicação”, alerta o mecânico da Silwa Car, Lucas Reis.

Outra dica valiosa é estar sempre em dia com a calibragem dos pneus. Quando eles estão vazios, o carro tende a consumir mais combustível porque acaba fazendo mais força. Além disso, outra dica é trocar de marchas no tempo certo, entre 1.500 e 2.000 rpms.

“É indicado que os condutores evitem realizar acelerações e freadas muito bruscas. Essa ação gera mais consumo de combustível, desgaste dos freios, dos amortecedores e até mesmo dos pneus. Por isso, o condutor deve acelerar e frear de maneira mais suave para que todos os itens citados tenham maior durabilidade”, garante o coordenador técnico do Cesvi Brasil, Gerson Burin.

Check-in na pilotagem para fazer o carro render mais

Manutenção em dia

Evita que o motor consuma mais combustível que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente.

Ar-condicionado

Carros com menor cilindrada gastam mais com o ar ligado. Use o ar apenas quando realmente for necessário. Em subidas, é recomendado desligá-lo.

Peso no carro

Cargas superiores a dez quilos já influenciam no consumo, pois o motor terá que fazer mais força para colocar o veículo em movimento. Procure levar no carro somente o que precisar.

Calibragem

Pneus vazios afetam diretamente o rendimento do veículo, pois geram mais atrito com a via. O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana.

Dirija com tranquilidade

Evite acelerar e frear bruscamente. Para prevenir o desgaste do motor é importante trocar as marchas de forma suave e medir a força do pé no acelerador para não desperdiçar combustível. Mantenha a velocidade constante.

O que achou deste artigo?
Fechar

Serviço

Dicas valiosas para economizar combustível
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter