Em pré-venda no Brasil desde de novembro do ano passado, o E-Pace, primeiro utilitário-esportivo compacto da luxuosa Jaguar, saiu da jaula e já está à solta mostrando suas garras pelas revendas da marca no país.
O modelo desembarca no Brasil em quatro versões, três delas com motor 2.0, quatro cilindros, turbo, a gasolina, de 249 cv e 37,2 kgfm de torque. A versão mais cara usa também motor 2.0 turbo, só que de 300 cv. Com preços a partir de R$ 222,3 mil, o Jaguar E-Pace chega para ser a porta de entrada da marca no país e com a missão de disputar terreno com modelos como o Audi Q5, BMW X1, Mercedes GLA e o Volvo XC60.
O novo felino da Jaguar promete se sobressair no segmento por herdar todo o DNA esportivo da marca. Além de uma performance na pista acima da média, o E-Pace traz um design claramente inspirado no superesportivo F-Type, especialmente pelo desenho robusto da grade frontal, além das saliências curtas e o desenho das lanternas traseiras. As rodas podem ser de 17, 19 ou de 20 polegadas, conforme a versão.
Além dos óbvios controle de estabilidade e de tração, ar-condicionado digital de duas zonas e sete airbags, desde a versão mais básica, o E-Pace traz volante e bancos revestidos em couro. Os assentos da frente contam com dez ajustes elétricos. Todas as versões têm sistema multimídia com tela capacitiva de dez polegadas. O carro traz ainda assistente de manutenção de faixa, sistema monitor de fadiga do motorista e de frenagem de emergência em baixa velocidade, além de piloto automático com limitador de velocidade, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, além de câmera de ré, entre outros.
O jornalista viajou a convite da Jaguar
Conforto adequado com desempenho de sobra
O Super Motor pôde sentir o gostinho de dar duas voltas no carro em um circuito fechado, no interior de São Paulo. Apesar de a experiência ter sido breve, deu para notar a exaltada esportividade do E-Pace.
Ela se faz presente logo na primeira acelerada. O motor 2.0 turbo de 300 cv ronca alto e trabalha em harmonia com o câmbio automático de nove marchas, que responde rápido às trocas manuais por meio das borboletas atrás do volante. Em geral, parece sempre sobrar fôlego e disposição ao motor.
A suspensão parece bem acertada. Mesmo nos trechos mais sinuosos, a carroceria do carro de quase 2 t parece não tombar muito para os lados, o que sem sombra de dúvida garante conforto a bordo. A direção elétrica e progressiva ajuda e dá a firmeza necessária ao volante.
O lado utilitário do SUV também satisfaz. O porta-malas de 577 L é suficiente para uma viagem rápida em família. Por dentro, o espaço interno é adequado para quatro adultos e uma criança.
Lista de preços
E-Pace P250. R$ 222,3 mil
E-Pace R Dynamic P250. R$ 246.750
E-Pace First Edition P250. R$ 275,9 mil
E-Pace R Dynamic P300. R$ 278.080