Lançada em abril deste ano, a versão automática do JAC T40 chegou para completar a linha do utilitário-esportivo, que pinta como um dos SUVs mais baratos em oferta hoje no mercado brasileiro (R$ 72.490). Além do câmbio CVT que simula seis marchas, a configuração estreou o novo motor 1.6 16V a gasolina da JAC. Ele tem duplo comando no cabeçote com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e escape e rende bons 138 cv de potência e 17,1 kgfm de torque. O consumo é outro ponto de destaque do SUV.
Tal como a versão manual, o T40 CVT traz como maior atrativo o melhor custo-benefício entre os SUVs de entrada. O modelo sai de fábrica com um pacote de equipamentos presente em rivais mais caros, que inclui, por exemplo, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus e ar-condicionado com regulagem automático de temperatura, sensores dianteiros e traseiros de estacionamento, entre outros. As rodas são de liga leve aro 16, e a direção é elétrica.
Por mais R$ 3.000, ou seja, R$ 75.490, o modelo fica ainda melhor, ganha itens como luzes diurnas em LED, chave canivete, revestimento em couro vegetal, acendimento automático dos faróis, controle de cruzeiro, kit multimídia com tela de oito polegadas e câmera de ré, entre outros.
Um equipamento exclusivo do T40 é a dash cam instalada no para-brisa, acoplada ao retrovisor interno, que filma e grava continuamente por meio de um cartão de memória as últimas três horas de rodagem do carro. Pode parecer bobagem, mas o item pode fazer o seguro ficar mais barato por ser uma salvaguarda em caso de acidentes.
Um quê de Volkswagen
Ainda alvo da desconfiança e do preconceito de muita gente, os carros chineses têm evoluído a cada ano. No caso do T40 CVT, por exemplo, vale ressaltar que foram os engenheiros da Volkswagen que fizeram o acerto de suspensão do SUV chinês e elevaram o nível de qualidade de construção do modelo.
Desde 2017, a marca alemã firmou uma parceria com a JAC na China para criar a marca Sol, de carros elétricos de baixo custo.
Dirigibilidade e conforto agradáveis
O JAC T40 CVT é a prova de evolução dos automóveis feitos na China. Com design italiano, o SUV tem linhas agradáveis aos olhos. O acabamento interno é outro ponto que merece destaque com revestimento em couro no volante, nos bancos e em parte do painel, tudo com um dedo da Volkswagen, creio.
No comando do T40 CVT, o novo motor 1.6 de 138 cv trabalha de forma precisa e eficiente com o câmbio CVT, mas nada que dê uma pegada esportiva ao carro, que é feito para rodar mais na maciota. O acerto da suspensão e o isolamento acústico também chamam atenção positivamente. Ao fim da avaliação feita pelo Super Motor, o computador de bordo acusou média de 11,9 km/L na cidade, porém, esperávamos mais pelo fato de o carro vir com sistema start-stop do motor, que ficou o tempo todo ligado. O espaço interno também é interessante. Quem viaja no banco de trás vai confortável. O porta-malas de 450 L é maior que o do Jeep Renegade e do EcoSport, por exemplo.
Central multimídia sem GPS é ultrapassada
Apesar da boa evolução no acabamento e da qualidade dos materiais usados, o T40 CVT decepciona quando o assunto é a central multimídia oferecida pela marca chinesa. Ela tem um aspecto feio, parece um tablet comprado num shopping popular e fixado no console. A tecnologia do equipamento é ultrapassada. A central não é compatível com Android Auto ou Apple CarPlay, por exemplo, mas traz ícone para conexão auxiliar e até com iPod, produto que nem é mais fabricado pela Apple. Além disso, não oferece navegador GPS.
Ao menos o item oferece o mínimo desejável: a conexão bluetooth para celular com streaming de áudio, além de entrada USB. O volante multifuncional traz comandos da central.
Ficha técnica
Motor
1.6 16V, a gasolina, quatro cilindros em linha
Potência máxima
138 cv a 6.000 rpm
Torque máximo
17,1 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio
Automático CVT
Peso
1.220 kg
Porta-malas
450 L