Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Novas figurinhas

Emoji de menstruação chega aos celulares

Iniciativa da ONG Plan International visa diminuir estigma em torno do tema

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Capturar.JPG
Gota de sangue é uma das 230 imagens que chegam em março
PUBLICADO EM 12/02/19 - 03h00

São Paulo. Um emoji representando a menstruação deve chegar aos telefones celulares de todo o mundo a partir do mês de março. A figura, uma gota de sangue, é fruto de uma campanha criada pela ONG britânica Plan International UK, dedicada à defesa dos direitos de crianças e garotas, em parceria com o setor de doação de sangue do sistema de saúde da Inglaterra.

A ideia da campanha era buscar acabar com o estigma da menstruação e normalizar as conversas sobre o ciclo menstrual. Ao jornal britânico “Times”, Lucy Russell, chefe de direitos de meninas e juventude da Plan International, afirmou que a inclusão de um emoji que consegue expressar o que 800 milhões de mulheres ao redor do mundo estão sentindo todos os meses é um grande passo para normalizar a menstruação e acabar com o estigma que a cerca.

“Um emoji não vai resolver isso, mas pode ajudar a mudar a conversa, afirmou Russell. Acabar com a vergonha da menstruação começa quando você fala sobre ela”, disse Lucy.

Resistência

No começo da campanha, a Plan International abriu uma votação popular para o emoji da menstruação, com cinco opções, entre elas um absorvente feminino, um smiley em forma de gota de sangue e um útero. O campeão entre os usuários foi uma calcinha absorvente, mas a escolha foi rejeitada pelo Unicode Consortium, grupo formado por voluntários ligados a grandes empresas de tecnologia responsável por padronizar os emojis no mundo.

A Plan International, então, formou uma parceria com o NHS Blood and Transplant, órgão britânico que cuida de transplantes de órgãos e de sangue que atende à Inglaterra e ao País de Gales, e ambos propuseram a gota de sangue, que foi enfim aceita pelo Unicode.

Para a ativista norte-americana Lamanda Ballard, diretora da organização Flo Code, a escolha desapontou. “Eles pensam, ‘oh, uma calcinha absorvente com algumas gotas de sangue como emoji é demais’, mas têm um emoji com um cocô”, declarou Ballard em uma entrevista ao jornal “The Guardian”. “Como uma coisa é pior que a outra? Uma menstruação é algo completamente natural”, disse Ballard, que considerou a escolha intermediária como “hipocrisia”.

Diversidade

2019

Entre as figuras que estarão disponíveis este ano, estão emojis representando chimarrão, alho, flamingo, um templo hindu, um cão guia e uma mão indicando que uma coisa é pequena.

Acessibilidade

Várias imagens representando pessoas com necessidades especiais também foram aprovadas pela Unicode. Na atualização, há cadeirantes e cegos com bengala. Também será possível modificar as cores de cada um dos membros dos emojis de casais.

Flash

Anual. As atualizações anuais de emojis pela Unicode Consortium ocorrem desde 2014. Em 2019, a publicação dos códigos para implementação das novas figuras ocorrerá em 15 de março.

O que achou deste artigo?
Fechar

Novas figurinhas

Emoji de menstruação chega aos celulares
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter