Na tarde da última quarta-feira (22), no Polo Automotivo de Betim, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou a construção de uma nova fábrica de motores dentro do complexo industrial da marca com um investimento pomposo de R$ 500 milhões.
Na ocasião, o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, também confirmou que marca vai realizar 25 lançamentos no Brasil (15 deles a partir de Betim – até 2024, entre novos modelos, atualizações de veículos em linha e séries especiais.
Para a fábrica de Betim, está planejada a produção de três novos modelos a partir do ano que vem. Dois deles marcarão a entrada da Fiat no segmento de utilitários-esportivos, o que mais cresce no mercado brasileiro e mundial. “Serão veículos que vão chamar atenção por design, desempenho, tecnologia embarcada e nível de conectividade”, destacou Antonio Filosa.
SUV do Argo
Por questões estratégicas, nenhum detalhe sobre os novos carros foi revelado ainda pela FCA, mas o Super Motor descobriu um pouco sobre alguns deles. A Fiat já começou, por exemplo, a trabalhar internamente na construção de um desses modelos.
Chamado de projeto 363, trata-se do primeiro utilitário-esportivo compacto da marca, que será feito sobre a nova plataforma do hatch Argo e do sedã Cronos.
Conforme apuramos com uma fonte, o novo rival de Honda HR-V, Nissan Kicks, VW T-Cross e de outros modelos será produzido na fábrica da Fiat, em Betim, mas será lançado no mercado provavelmente só em 2021.
Novo motor 1.3 turbo
O SUV da Fiat na base do Argo deve vir equipado com a nova família de motores 1.0 e 1.3 turbo da FCA, batizada de GSE, e que passará a ser feito nesta nova fábrica de motores anunciada para o Polo Automotivo do grupo, em Betim, com a tecnologia bicombustível (flex).
Ainda sem nome definido, o utilitário-esportivo deve ter versões equipadas com o novo motor 1.3 turbo, quatro cilindros, dotado de sistema de injeção direta que, na Europa, rende até 180 cv de potência com gasolina.
Nova ‘Strada’ e SUV da Toro
Antes disso, a montadora italiana pretende lançar sua nova picape compacta ainda neste ano. Ela deve misturar elementos do Mobi e da Toro, e o Super Motor flagrou rodando em testes pelas ruas de Belo Horizonte no ano passado com uma camuflagem pra lá de pesada.
Picape será mistura do Mobi com a Toro e terá versão 4 portas
O novo modelo da Fiat deve inovar ao ser a primeira picape do segmento com quatro portas. Neste caso, a de se esperar uma caçamba com capacidade menor.
Outro projeto da Fiat que já sabemos é o SUV inédito da marca, provavelmente de sete lugares, que será construído na plataforma da picape Toro. O modelo apareceu como carro-conceito na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro de 2018.