Fique atento

Google pretende excluir contas inativas, a partir de dezembro; entenda

Serão excluídas contas inativas do Google Workspace, que inclui Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube e Google Photos; objetivo é evitar falhas de segurança


Publicado em 18 de maio de 2023 | 09:49
 
 
 
normal

O Google acaba de anunciar que vai excluir as contas inativas por dois anos ou mais a partir de dezembro. Desde terça-feira (17/5), a gigante de tecnologia iniciou o envio de notificações para os usuários que desejam recuperar suas contas inativas antes da exclusão.

A exclusão de contas inativas é válida para conteúdos do Google Workspace, que inclui Gmail, Docs, Drive, Meet, Calendar, YouTube e Google Photos. As contas do YouTube com vídeos publicados são a única exceção e não serão removidas. 

Conforme a empresa, o objetivo é evitar ameaças à segurança, incluindo ataques cibernéticos e invasões. O Google informa também que, neste primeiro momento, a alteração da política será feita apenas em contas pessoais. Portanto, não irá afetar organizações como escolas ou empresas.

“Investimos em tecnologia e ferramentas para proteger nossos usuários contra ameaças de segurança, como spam, golpes de phishing e sequestro de contas. Mas mesmo com essas proteções, se uma conta não for utilizada durante um certo período, fica mais sujeita a ser comprometida”, declarou Ruth Kricheli, vice-presidente de gestão de produtos do Google, em comunicado.

No comunicado, a gigante de tecnologia ressalta que as contas esquecidas ou que não são utilizadas com frequência costumam depender de senhas antigas ou reutilizadas. Logo, podem ter sido comprometidas, já que não tiveram a autenticação de dois fatores configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário.

Para manter uma conta ativa e evitar sua desativação do Google, os usuários devem estar logados e realizar atividades. A empresa considera como atividade ler ou enviar e-mails, assistir vídeos no YouTube, baixar aplicativos na Play Store, pesquisar no buscador Google, usar o Drive ou fazer login com a conta em aplicativos, ou sites de terceiros. O uso de um dispositivo Android conectado ao perfil também impede a exclusão da conta.

Em 2020, o Google havia anunciado que excluiria somente os conteúdos armazenados em contas inativas para preservar o armazenamento do perfil. Porém, a política foi atualizada para incluir a exclusão das próprias contas.

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!