O escândalo Cambridge Analytica, em que dados de milhões de usuários foram cedidos a diferentes empresas sem o seu consentimento, segue rendendo punições ao Facebook.
Em comunicado, a Autoridade de Concorrência e Garantia do Mercado (AGCM) da Itália afirmou que aplicou duas multas à rede social, que, somadas, totalizam € 10 milhões, por fornecer dados de seus usuários para fins comerciais e sem informá-los.
As investigações do órgão italiano sobre a subsidiária Facebook Ireland e sua matriz, Facebook Inc., começaram em abril deste ano, por supostas violações ao Código do Consumidor, informa o comunicado.
“A AGCM comprovou que o Facebook induz ao erro os usuários que se inscrevem na plataforma, sem informá-los de maneira adequada e imediata, durante a ativação da conta, que usam, com fins comerciais, os dados fornecidos por eles e, mais em geral, sobre os fins rentáveis que fundamentam a prestação do serviço de redes sociais, destacando só o serviço gratuito”, diz o comunicado do órgão.
A empresa de Mark Zuckerberg também foi multada por “implementar uma prática agressiva” com a qual se “exerce uma influência indevida nos consumidores inscritos, que sofrem, sem o consentimento expresso e prévio, portanto, de forma inconsciente e automática, a transmissão dos seus dados do Facebook a sites e aplicativos de terceiros com fins comerciais”, diz a AGCM.
Esta é a maior multa imposta ao Facebook na Europa por conta do Cambridge Analytica. Em outubro passado, a empresa havia sido punida por órgãos reguladores do Reino Unido em 500 mil libras (US$ 644 mil) por não proteger a privacidade de seus usuários no escândalo.
O Information Commissioner Office (ICO) descobriu que, entre 2007 e 2014, o Facebook processou as informações pessoais de seus usuários injustamente, dando aos desenvolvedores de aplicativos acesso às suas informações sem o consentimento informado. As falhas significaram que os dados de cerca de 87 milhões de pessoas foram utilizados sem o seu conhecimento.
Reino Unido
Atuação. Autoridades do Reino Unido descobriu que, entre 2007 e 2014, o Facebook forneceu informações pessoais de cerca de 87 milhões de usuários a desenvolvedores de aplicativos.
Flash
Escândalo. Em março, foi revelado que informações de mais de 80 milhões de pessoas foram usadas pela Cambridge Analytica para fazer propaganda política.