Presença digital é uma “necessidade urgente” para as micro e pequenas empresas, segundo a analista do Sebrae Minas Michelle Chalub. Mas nem sempre isso é fácil. Um facilitador desse processo são os marketplaces, plataformas de e-commerce que vendem produtos de vários parceiros. “O processo para cadastro de produtos na plataforma da Amazon é totalmente online. Não é necessário nenhum contato pessoal. É preciso, no máximo, um certo conhecimento de informática”, explica o gerente de categoria para marketplace da Amazon no Brasil, Rafael Ferreira. Ele conta que não há uma quantidade mínima de produtos para começar a vender na plataforma. “Se quiser entrar na plataforma e cadastrar um produto, pode. Assim como temos a possibilidade de vender milhares de produtos de um mesmo parceiro”, explica Ferreira.
O executivo apresentou uma oficina sobre marketplace, nesta sexta-feira (31), no Reload, evento sobre marketing digital para pequenos negócios promovido pelo Sebrae-MG e reuniu cerca de 800 participantes. “Mesmo o negócio bem pequeno deve investir na internet. Aquela visão de que venda online é uma coisa distante está ultrapassada”, avalia Michelle Chalub.
A empresária Tatiana Souza viabilizou o seu negócio migrando da loja física para loja online Bour Store há um ano e meio. “Há quatro anos tentei a loja física, mas não dava retorno. Agora vendo na internet e no Instagram”, conta. “Vim ao evento para aprender a anunciar nas redes sociais como Instagram e Facebook”, diz.
Entrega
Diretor de operações do marketplace Webcontinental, Marcelo Vieira diz que a entrega pode ser um diferencial para quem está vendendo online. “Entre os motivos de insatisfação do comprador online, 43% estão ligadas à entrega”, diz. “Muitas vezes o pequeno negócio se preocupa só em vender. Mas a entrega pode fidelizar e gerar conversão”, avalia. “Uma dica é que o comerciante tem que fazer conta para não fechar. Conhecer até onde pode diminuir no preço e no frete”, afirma. Vieira também defende que as lojas apresentem um menu de frete, com preços e prazos diferentes.
Opinião do cliente
Dados apresentados na palestra “A Logística como diferencial na conversão e rentabilidade”, de Marcelo Vieira, no Reload.
O que agrada em um e-commerce:
Qualidade do produto – 83%
Ter um mix de produtos variado – 81%
Melhor preço – 78%
O que desagrada:
Pouca opção de frete – 16%
Entregar fora do prazo – 14% Não ter acompanhamento do pedido – 13%
Frete:
Três em cada dez clientes prefere frete grátis do que desconto no preço.
Em Minas
Evento. O Sebrae Minas vai levar o Reload para mais nove cidades em 2019: Viçosa, Unaí, Uberlândia, Uberaba, Pouso Alegre, Patos de Minas, Governador Valadares, Montes Claros e Divinópolis.