Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Coreia do Norte

Teste nuclear de Kim tirou uma montanha do lugar

Equipe de nove cientistas analisou dados e publicou conclusão na revista 'Science'

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
 Monte Mantap
O Monte Mantap, na Coreia do Norte, onde foram realizados testes
PUBLICADO EM 15/05/18 - 03h00

Cidade de Singapura, Singapura. O teste nuclear subterrâneo da Coreia do Norte, realizado em 3 de setembro de 2017 – o último e mais potente – criou um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter na península da Coreia e deslocou o monte Mantap, que fica ao norte, perto da fronteira com a China.

“É a primeira vez que deslocamentos em uma superfície tridimensional associados a um teste nuclear subterrâneo são transformados em imagem e apresentados ao público”, afirmou em comunicado Teng Wang, pesquisador da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, e líder do estudo, publicado na “Science”. 

Uma equipe de nove cientistas usou dados de radar gerados pelos satélites TerraSAR-X (de origem alemã) e ALOS-2 (de origem japonesa) para aprofundar as conclusões do estudo anterior e modelar um detalhado antes e depois do relevo do monte montap no computador. O radar é capaz de mapear a superfície terrestre com precisão mesmo quando as condições climáticas não são favoráveis.

Segundo a análise, a bomba foi acionada em uma câmara de cerca de 500 m de profundidade, localizada abaixo do ponto mais alto do pico. A montanha subiu 3,5 m durante a detonação e, quando se assentou, estava 0,5 m mais baixa do que antes.

A montanha já havia sido palco de diversos testes nucleares (em 2003, 2009, 2013 e 2016), mas o do ano passado pôs à prova o artefato mais potente já projetado pelo regime de Kim Jong-un.

Os pesquisadores estimam que o teste nuclear – o quinto da Coreia do Norte dentro do monte Mantap – teve um rendimento entre 120 quilotons e 300 quilotons, cerca de dez vezes a força da bomba lançada pelos Estados Unidos em Hiroshima durante a Segunda Guerra Mundial. Isso faz com que ela seja uma pequena bomba de hidrogênio (ou de fusão) ou uma grande bomba atômica (ou de fissão).

O que achou deste artigo?
Fechar

Coreia do Norte

Teste nuclear de Kim tirou uma montanha do lugar
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

comentários (3)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter