Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Gastronomia

Serro cativa turistas por suas delícias culinárias

Cidade a 240 km de BH preserva acervo histórico em sua arquitetura, mas são as quitandas e o famoso queijo que inspiraram publicação

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Cozinha de dona Lucinha, no Serro: inspiração para grandes receitas, publicadas em livros ao longo d
Cozinha de dona Lucinha, no Serro: inspiração para grandes receitas, publicadas em livros ao longo dos anos
PUBLICADO EM 12/05/18 - 03h00

Famosa pelos queijos artesanais, a região do Serro, a 240 km de Belo Horizonte, carrega muito mais que sabores. A cidade preserva um importante acervo histórico, nas pinturas de suas igrejas, além de em um notável conjunto de sobrados. As tradições e as festas religiosas são outra riqueza preservada por quem mora no destino. 

No entanto, visitar os sabores e a cultura da região é programa que não pode ficar de fora no roteiro turístico de Minas. Recém-lançado, o livro “A História da Arte da Cozinha Mineira por Dona Lucinha”, faz uma verdadeira viagem pela gastronomia do Serro, narrando um pouco da trajetória e dos registros da história e de hábitos da culinária tradicional, além das preciosas receitas.

Do pão de queijo ao aclamado prato de frango com quiabo, todas os pratos levam ingredientes típicos da terra natal de Dona Lucinha, como o famoso queijo do Serro. A quitanda é outra tradição presente na região. 

“Toda a gastronomia do Serro é doméstica, agora que estão começando a investir nessa área. Tanto que na época que morávamos na cidade não era viável comercializar nossos produtos por lá, e viemos para Belo Horizonte”, afirma a historiadora Márcia Nunes, filha de Lucinha, que lançou a obra. 

Da cidade natal, Márcia tem boas lembranças. Para os visitantes, ela indica o roteiro de turismo rural, com os passeios pelas antigas fazendas de produção de queijo e de cachaça mineira, além de uma paradinha na casa de quitandeiras.

Não por um acaso a gastronomia do Serro vem sendo alavancada, desde 2015, pelo Governo de Minas Gerais por meio de ações sistemáticas de incentivo e desenvolvimento. “É tudo muito recente”, garante a historiadora. O livro está à venda nas três unidades do restaurante por R$ 35.

O que achou deste artigo?
Fechar

Gastronomia

Serro cativa turistas por suas delícias culinárias
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter