Anvisa

Um quarto dos alimentos tem agrotóxico irregular

Órgão faz alerta, mas, apesar de irregularidades, diz não haver riscos crônicos para o consumidor


Publicado em 11 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

Arroz, laranja, abacaxi, alface, goiaba: em comum, além de frequentarem a mesa dos brasileiros, esses cereais, frutas e hortaliças estão entre os 14 tipos de alimentos que foram analisados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste ano. De 4.616 amostras, o estudo apontou que quase um quarto (23%) possuíam alguma inconformidade em relação ao uso de agrotóxicos – de acordo com dados do relatório do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para).

A pesquisa demonstra que 17,3% das amostras apresentaram inconformidade relacionada ao uso de agrotóxicos não permitidos para uso específico em determinada cultura. Em 2,3% dos casos houve desrespeito aos limites de uso permitido e, em 0,5%, a utilização de produtos proibidos no Brasil. Cerca de 2,9% das amostras registraram mais de uma irregularidade.

Pela primeira vez, o estudo avaliou impactos crônicos na saúde relacionados ao consumo de alimentos com pesticidas. Para essa análise, além dos 14 alimentos avaliados neste ano, foram incluídos outros já examinados de 2013 a 2015, totalizando 28 tipos. A Anvisa informa que nenhuma amostra apresentou risco crônico para o consumidor. Em relação à probabilidade de uma pessoa ficar intoxicada pela ingestão de um produto contaminado, risco considerado agudo, o estudo identificou 41 amostras que poderiam potencialmente trazer danos ao consumidor, o que representa 0,89% do total.

A laranja foi o alimento considerado o mais perigoso para os consumidores: foram encontradas 27 amostras da fruta com potencial tóxico – o que equivale a 7,7% do total de laranjas analisadas pela Anvisa. Em 2013-2015, o índice foi de cerca de 12%.

Ciclos

O Para faz a avaliação de alimentos em ciclos. No último deles (2013 a 2015), foram analisados 25 tipos. No ciclo atual, que vai até 2020, serão avaliados 36 alimentos. No total, foram identificados 122 tipos de agrotóxicos nos alimentos analisados, a maior parte dentro do permitido.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!