MG
Distrito Federal DF
Assine o Tempo
Entrar Faça login ou cadastre-se
MENU
Fazer Login
ou
Cadastrar
Assine o Tempo

Super
Notícia

Super Notícia

Rádio
Super

Rádio Super

Super
.FC

SuperFC

O Tempo
Betim

O Tempo Betim
  • Olimpíadas
    Medalhas, agenda e mais
    • Olimpíadas 2021
    • Quadro de medalhas
    • Assine a newsletter olímpica
    • Programação
  • Política
    Aparte e política mineira
    • Aparte
    • Colunistas do dia
    • Todas as notícias
  • Coronavírus
    Notícias e Mais
    • Evolução no Brasil
    • Todas as notícias
  • Cidades
    Notícia locais
    • Trânsito
    • Todas as notícias
  • Atualidades
    Brasil, Economia e Mundo
    • Economia
    • Brasil
    • Mundo
    • Todas as notícias
  • SuperFC
    Galo, Cruzeiro, Vôlei
    • Mineiro 2021
    • América
    • Atlético
    • Cruzeiro
    • Vôlei
    • Todas as notícias
  • Mais
    Especiais de O Tempo
    • Olhares Diversos
    • A Revolução do Trânsito
    • O Abismo da Educação
    • Tá Tudo Bem?
    • Mais Conteúdo
  • Opinião
    Conheça nossos colunistas
    • Política
    • Esportes
    • Economia
    • Variedades
    • Todas as colunas
  • Diversão
    Magazine, TV e mais
    • Magazine
    • Televisão
    • Fim de semana
    • Gastronomia
    • Como Fazer
    • Horóscopo de Hoje
    • Todas as notícias
  • Tempo
    Previsão em todas cidades
    • Belo Horizonte
    • Contagem
    • Betim
    • Nova Lima
    • Cidades de MG
    • Todos os Estados
  • Podcast
    Tempo Hábil, Esporte
    • Tempo Hábil
    • Tempo de Série
    • Esportivamente
    • Rotas da Bola
    • Todos os podcasts
  • Newsletter
    Assine nossa newsletter
    • Newsletter
  • Tudo sobre
    O que você precisa saber
    • Jair Bolsonaro
    • Lula
    • Ciro Gomes
    • Alexandre Kalil
    • Romeu Zema
    • Agostinho Patrus
    • André Janones
    • Neymar
    • Arena MRV
    • Whatsapp
    • Facebook
    • BBB
  • Live do Tempo
  • Últimas Notícias
  • Interessa
  • Turismo
  • Super Motor
  • Pandora
  • Especiais
  • Charges
  • Galeria de Fotos
  • Publicidade Legal
  • Serviços Gráficos
  • Tempo TV
  • Clube o Tempo
Logo do Portal O TEMPO Logo branco do Portal O TEMPO
Alguma nebulosidade
16°C | Belo Horizonte
30/08/2021
Entrar
MG
Distrito Federal DF
  • Super
  • Cruzeiro
  • Atlético
  • Super Notícia
  • Rádio Super
  • Super.FC
  • Tempo TV
  • O Tempo Betim
  • Clube o Tempo
  • TempoStore
  • Versão Digital
Lupa Busca
Lupa Busca
Close
Busca
Lupa
Portal O Tempo Seta Interessa Seta Artigo
Jornal O Tempo Online

'Kit Covid'

Venda de ivermectina aumenta nove vezes em Minas e preocupa por risco à saúde

Grupos de WhatsApp incentivam utilização do medicamento no "tratamento precoce" contra Covid-19, que não tem comprovação científica e pode causar danos

Por Gabriel Rodrigues
05/04/21 - 03h00
Siga O TEMPO no Google News
Facebook
Twitter
Whatsapp
Enviar por e-mail
Imprimir
Ivrmectina só pode ser vendida com receita e a bula não traz indicação contra Covid-19
Foto
Foto: Miguel Noronha/Futura Press/Folhapress
Siga O TEMPO no Google News

Na última semana semana, mais do que colocar a eficácia do remédio em dúvida, a Organização Mundial de Saúde (OMS) passou a recomendar oficialmente que não se utilize a ivermectina em casos de Covid-19. No Brasil e em Minas Gerais, a ivermectina foi o remédio associado à doença cujas vendas mais cresceram em 2020, superando até as de hidroxicloroquina, segundo levantamento do Conselho Federal de Farmácia (CFF). Em Minas, a comercialização do vermífugo aumentou quase nove vezes em 2020, em relação a 2019: no último ano, foram vendidas cerca de 5,4 milhões de comprimidos de ivermectina, enquanto, em 2019, haviam sido 609 mil.  

 

Made with Flourish

O uso indiscriminado do medicamento já causa efeitos negativos na saúde de brasileiros. Há relatos de médicos, em São Paulo, de pacientes na fila de espera para um transplante de fígado devido à intoxicação pelo excesso de remédio. Em Minas Gerais, não há pacientes nessa situação, de acordo com o diretor do MG Transplantes, o médico Omar Cançado Júnior, que ressalta, de qualquer forma, que o uso irrestrito do medicamento pode levar à intoxicação do fígado. 

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, João Marcello Netto, destaca que o remédio, quando receitado para as infecções parasitárias que constam em sua bula, é seguro nas doses habituais. O risco começa quando as pessoas ingerem os comprimidos acima das doses consideradas normais e durante muitos dias. “O fígado é o órgão que recebe o sangue e faz a primeira metabolização dos medicamentos. Em geral, o que se vê nesses casos é aumento transitório de regiões do órgão, mas existem relatos de hepatite grave”, explica.

Ele rechaça o argumento de que o medicamento pode ser utilizado “por via das dúvidas” pela população como dose anual de vermífugo. “Antigamente, havia a prática de tomar vermífugo uma vez por ano, mas hoje em dia não é assim. Os remédios fazem parte de tratamentos para vermes específicos que foram identificados em exames”, destaca.

O farmacêutico Wellington Barros, consultor do Conselho Federal de Farmácia (CFF), critica farmácias que fazem promoções e anúncios de ivermectina e de outros medicamentos associados ao “tratamento precoce”. “Do ponto de vista mercadológico, pode até se justificar. Legalmente, pode não haver proibição, mas são atitudes totalmente imorais, porque contribuem para o uso indiscriminado e irracional de medicamentos”, completa. 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já não obriga que a receita da ivermectina seja retida, porém a venda ainda deve ser realizada apenas com apresentação de receita médica.  

Grupos de WhatsApp incentivam uso de ‘kit Covid’

O Conselho Federal de Medicina (CFM) deixa os médicos livres para prescreverem medicamentos sem eficácia comprovada contra Covid-19. Ao mesmo tempo, na contramão da ciência, grupos de WhatsApp tentam se converter em consultório médico e trazem dicas até sobre a quantidade de comprimidos que devem ser tomados no “tratamento precoce”.

Um levantamento realizado por pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre os dias 1º e 25 de março deste ano, monitorou 827 grupos públicos de WhatsApp com viés político, seja favorável ou contrário ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), costumeiro defensor do “tratamento precoce”. O termo “ivermectina” foi detectado cerca de 6,7 mil vezes, principalmente nos dias finais da avaliação. 

“Começamos a monitorar grupos nas eleições de 2018. Hoje, a maioria dos que estão ativos é bolsonarista. Nos chamou atenção o aumento do aparecimento de ‘ivermectina’ em março deste ano. Não sabemos quem está originando isso, se há uma fonte criando esses conteúdos, se são ativistas, pessoas criando isso da cabeça delas”, diz o coordenador do projeto, o professor Fabrício Benevenuto.  

A mensagem mais compartilhada nos grupos foi sobre a utilização do “tratamento precoce” em Sorocaba, no interior de São Paulo, iniciado no dia 19 de março. A segunda mensagem mais repassada dá o passo a passo completo da quantidade de comprimidos de cada medicamento que supostamente deve ser ingerido contra a Covid-19, inclusive ivermectina e hidroxicloroquina,. Uma das imagens mais populares usa a hashtag “#diadetomarivermectina” e diz que no “dia 28 de março, todo o Brasil vai tomar ivermectina”. 

“Há dois tipos de fake news: aquelas que desacreditamos na hora e aquelas que são disfarçadas de publicação ou evidência científica. A mais recente de que tenho notícia é de algumas semanas atrás, e fala sobre um suposto grande estudo internacional, bem rebuscado e com estatísticas. Mas, quando vamos investigar, vemos que não dá para descobrir quem financia o site do estudo e qual é a procedência dele. Os tais pesquisadores optaram por permanecer anônimos, mas qual cientista que descobriu a cura para uma doença não quer receber os méritos?”, diz o farmacêutico Wellington Barros, consultor do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Veja também

Recomendação
PM e Corpo de Bombeiros de Minas avaliam tratamento precoce contra a Covid-19
Medicamento como ivermectina e hidroxicloroquina, que não possuem eficácia comprovada contra a doença, podem ser recomendados a servidores
Comentar a matéria
Deixe seu comentário
avatar
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
Cadastre-se para poder comentar

Enviar por e-mail:
Venda de ivermectina aumenta nove vezes em Minas e preocupa por risco à saúde
Fechar
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Log View
x
Para salvar seus links favoritos você precisa ser um assinante Premium
Benefícios:
  • Acesso a conteúdos exclusivos
  • Acesso a edições digitais de O TEMPO e Super Notícia
  • Destaque de seu comentário em artigos
  • Salve matérias para ler depois
  • Ganhe uma camisa oficial do Atlético ou Cruzeiro
Camisas Brinde Premium
Quero ser Premium!
Já é assinante?
Faça login
ou
Cadastre-se

Previsão do tempo

Belo Horizonte
14ºC Temperatura Mínima
Temperatura Mínima 26ºC
Probabilidade90%
Volume8mm
Betim
14ºC Temperatura Mínima
Temperatura Mínima 26ºC
Probabilidade90%
Volume8mm
Montes Claros
17ºC Temperatura Mínima
Temperatura Mínima 31ºC
Probabilidade0%
Volume0mm
Governador Valadares
16ºC Temperatura Mínima
Temperatura Mínima 28ºC
Probabilidade90%
Volume5mm
Sete Lagoas
14ºC Temperatura Mínima
Temperatura Mínima 27ºC
Probabilidade90%
Volume8mm
Juiz de Fora
16ºC Temperatura Mínima
Temperatura Mínima 24ºC
Probabilidade90%
Volume20mm
ver mais

Últimas

1
Gambiarra: a celebração do improviso e da criatividade
Apesar de poder colocar pessoas em situações de risco, prática também tem seu valor
2
São Lourenço, no Sul de Minas, terá festival gastronômico em setembro
3
João Pessoa terá voos extras fretados pela Azul na alta estação
4
Governo de Minas assina concessão de parque que abriga gruta do Maquiné
Leia mais

Colunistas

Vida Saudável
Vida Saudável
Dr. Telmo Diniz
Sarcopenia
Raimundo Couto
Conteúdo Exclusivo
Raimundo Couto
Meu Corcel cor de mel
Paulo Campos
Conteúdo Exclusivo
Paulo Campos
Embraer inaugura escritório para desenvolver projetos no Leste Europeu
Mais colunistas

Colunistas

Vida Saudável
Dr. Telmo Diniz
Sarcopenia
Conteúdo Exclusivo
Raimundo Couto
Meu Corcel cor de mel
Conteúdo Exclusivo
Paulo Campos
Embraer inaugura escritório para desenvolver projetos no Leste Europeu
Mais colunistas
Portal O Tempo
  • Expediente
  • Clube do assinante
  • Fale conosco
  • Política de privacidade
  • Serviços Gráficos
SuperFC
Super.FC
  • Tabela Mineiro
  • Brasileiro Série A
  • Brasileiro Série B
  • Copa Sul-Ameicana
  • Copa do Brasil
Super Notícia
Super
Notícia
  • Cidades
  • Polícia
  • Menina nem te conto
  • Atlético
  • Cruzeiro
Rádio Super Notícia
Rádio
Super
  • Barba, Cabelo e Bigode
  • Patrulha da Cidade
  • Manhã Super
  • Super N
  • Alerta Super
© Mon Aug 30 04:34:35 GMT-03:00 2021 O Tempo. Todos os direitos reservados.
Fechar barra
Olá leitor, o portal O Tempo utiliza cookies. Ao navegar no nosso portal você aceita os termos de utilização. Clique aqui e saiba mais.
Aceitar os cookies
Fechar barra
Notamos que você está com o seu bloqueador de anúncios ativo.
Considere desativar o bloqueador de anúncios ou assinar para nos auxiliar a continuar com um jornalismo de qualidade.
Assine O Tempo