Série

Fonte de Conflitos:medo de contaminação afeta renda de agricultores e pescadores

Veja o quarto capítulo da Série Fonte de Conflitos, produzido pelo núcleo jornalístico Mais Conteúdo, de O TEMPO

Por Mais Conteúdo
Publicado em 23 de junho de 2022 | 03:00
 
 
 
normal

O tempo ainda não apagou os impactos dos rompimentos das barragens para quem vive ao longo dos rios afetados pelas tragédias da Samarco, em Mariana (2015) e da Vale, em Brumadinho (2019). Até hoje, produtores sofrem com a falta de água de qualidade e os reflexos do medo da contaminação atingiram em cheio a renda. O agricultor Rogério Freitas, da zona rural de Betim, depende de caminhões-pipa fornecidos pela Vale, mas só tem acesso a 10% da água que seria necessária para a irrigação. 

Acompanhe a Série Fonte de Conflitos

Menos água é igual à redução da produção. Mas esse não é o  único problema de quem pescava ou plantava nas regiões dos rios atingidos por rejeitos de minério. “Hoje ninguém quer comprar nada que é produzido na beira do rio”, relata Otacílio Fraga, de Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, na região Central do Estado. 

Veja mais sobre o drama de quem não consegue mais a mesma renda na série de reportagens especiais “Fonte de Conflitos”, produzida pela editoria Mais Conteúdo e publicada nas plataformas de O TEMPO.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!