Com menos de um ano e meio de vida, a Matula Marmitas Ultracongeladas já cresceu quatro vezes desde a sua abertura. O negócio atende encomendas por iFood, com entregas diárias de 18 opções de pratos com pegada mais fit. Recentemente, a empresa participou de um grande evento em Belo Horizonte, comercializando marmitas para participantes, ao que parece, com potencial para se transformar em novo nicho de mercado. 

A proposta, idealizada pela empreendedora e publicitária Maria Clara Magalhães Santana e pela nutricionista Carolina Fadel, deve ser ampliada este ano, com a abertura de novas unidades em outros bairros de Belo Horizonte e cidades da região metropolitana.

“Comecei a empreender aos 25 anos e nunca mais parei. Em 2014, abri com minha mãe uma das primeiras lojas de bolo na cidade. Ficamos com o negócio por cinco anos, e, depois de aprender com erros e acertos, passei a produzir conteúdo sobre confeitaria afetiva e empreendedorismo feminino. Conversando com a Carol sobre negócios, pensamos em algo na área de alimentos, mas sabíamos o que não queríamos: atendimento em salão, direto com o público. Depois de muito pensarmos, chegamos a esse modelo”, conta Maria Clara.

Hub de cozinhas

Toda a produção da Matula é feita numa das 22 cozinhas industriais da Órion Cloud Kitchens, um hub com 22 cozinhas delivery, localizado no bairro Carmo-Sion, na região Centro-Sul da capital, cujo negócio é a otimização de processos, logística e compartilhamento de conhecimentos num mesmo espaço.

“Na minha visão, para empreender, primeiro a pessoa deve amar o que quer fazer e aquele negócio se encaixar no modelo de vida que ela quer ter, porque, sendo dona do negócio, eu certamente trabalho muito mais do que se fosse CLT”, comenta Maria Clara. 

Para a nutricionista e chef Carol Fadel, que pensou a base dos pratos numa linha mais funcional, de baixo carboidrato (low carb) e saudável, o segredo é fazer cada prato com amor e de maneira mais natural e simples possível.

Embalagem biodegradável

“Cada prato que fazemos é com tempero e molho preparados por nós. O processo de ultracongelamento é prático, pois dá seis meses de validade, um prazo interessante para planejarmos o estoque com antecedência e com o menor percentual de perdas possível. Além disso, buscamos um fornecedor de embalagem 100% biodegradável. É uma forma de o nosso negócio ser mais sustentável também”, diz. 

Leia a série completa:
Acompanhe a série de reportagens Muito além de uma ideia, produzida pela Mais Conteúdo, sobre como empreender do zero, os desafios, as ilusões e as áreas mais interessantes para se investir em 2023.
Começa hoje (4) e vai até sexta-feira (6).