A Unilever conquistou a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental, em português) no Centro de Distribuição em Pouso Alegre (MG), operado pela DHL Supply Chain. O selo LEED, reconhecido em mais de 160 países.  O Centro de Distribuição no Sul de Minas obteve o nível Platinum destacando-se por sua abordagem no uso de materiais sustentáveis, gestão de resíduos, práticas de conservação de água, e implementação de tecnologias para eficiência energética. A Unilever tem oito fábricas no Brasil, localizadas em três Estados. No Brasil, a empresa tem mais de 10 mil funcionários. 


Certificação


A certificação analisou a operação e manutenção do Centro de Distribuição de Pouso Alegre – com mais de 80.000 m² de construção –, que recebe mais de 900 pessoas por dia, incluindo funcionários, terceiros e motoristas. "O selo LEED Platinum é um reconhecimento dos nossos esforços em direção às práticas sustentáveis e do nosso comprometimento ambiental. Esta realização reflete nossa dedicação em estabelecer um ambiente de trabalho ecologicamente responsável, consolidando a posição da Unilever de líder em negócios sustentáveis", diz João Francisco Ribeiro, VP de Operações Comerciais e Diretor de Operações com Clientes da Unilever para América Latina.


Sustentável

Enquanto cerca de 30% dos prédios são certificados por desvio de aterro, o Centro de Distribuição da Unilever operado pela DHL alcança a média de 98%. Isso significa que a unidade evita que seus resíduos acabem em aterros sanitários, onde poderiam se acumular sem serem reutilizados. Para ser sustentável, também faz a destinação correta dos resíduos orgânicos, que vão para compostagem, e separa os produtos recicláveis para que possam ser reutilizados por empresas especializadas em reciclagem. “Esta é uma conquista muito comemorada por todos nós e reforça o compromisso das duas empresas de ter práticas sustentáveis nas operações”, afirma Plínio Pereira, presidente da DHL Supply Chain Brasil referindo-se à certificação LEED para o Centro de Distribuição de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais.


Carbono

O sistema de pontuação da certificação LEED avalia o empreendimento em diversas categorias. Na unidade de Pouso Alegre (MG) foi implementada a tecnologia de iluminação LED e sensores de presença, aliada à automação com diferenciais notáveis, para garantir a redução do consumo. Há uma redução de mais de 276 toneladas em emissões de CO² por ano, em razão dessa iniciativa. Outra escolha foi o uso de empilhadeiras elétricas, abandonando o uso de empilhadeiras a gás. Toda a energia utilizada é 100% limpa.