A Scatec - multinacional norueguesa de energias renováveis com sede em Oslo - está investindo R$ 350 milhões em Pintópolis, no Norte de Minas Gerais com cerca de 500 empregos gerados no pico total da obra.

O início de operação está previsto para o primeiro quadrimestre de 2026. No Brasil, até o final deste trimestre, a Scatec lançará o projeto “Força de Minas”, que ministrará um treinamento para capacitar a mão de obra local de Pintópolis (MG), onde será construída uma usina com capacidade de 105 MW.

“Ele será voltado, preferencialmente, para a contração feminina”, informa Verena Lima Vander Der Ven, gerente socioambiental da Scatec. Serão 120 vagas, das quais uma centena reservadas às mulheres.     

IDH desafiador

Verena Ven lembra que o IDH de Pintópolis (MG), onde será instalada a usina – de 0,594 – é um dos mais baixos de Minas Gerais.

O município, com economia baseada na extração carvão vegetal e na agropecuária, fica a 75 quilômetros de São Francisco, onde se encontra o hospital que atende a população da região.

O trajeto é feito por estrada de terra e ainda exige a travessia de um rio por balsa, a qual pode levar até 4 horas para atracar em um porto. “Um aspecto fundamental do projeto para o treinamento da mão de obra local é que ele está calcado em um plano de gênero”, ressalta. 

Usinas

A inclusão de gênero e o empoderamento feminino são duas metas da Scatec.

Com participação em três usinas de energia solar fotovoltaica no Brasil – dos quais, dois já em produção e um em construção – a empresa investe na contratação de mão de obra feminina no sertão mineiro, em Pintópolis, e no Rio Grande do Norte, seja em Quixeré, no Ceará, junto à comunidade do entorno da usina de Apodi, quando desenvolve um programa para empoderar mulheres microempreendedoras, a fim de torná-las financeiramente independentes. 

Mendubim

Este não é o primeiro projeto da Scatec nesse sentido.

Para a construção da usina de Mendubim, no município de Assu (RN), com 531 MW de potência, um curso semelhante  treinou no ano passado uma turma de 120 mulheres por dois meses, a fim de as qualificarem como montadoras de painéis solares.

Com isso, 76% daquelas profissionais treinadas foram empregadas no setor de energia.

A iniciativa fez com que a Scatec fosse selecionada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e apresentada pela instituição financeira multilateral durante a COP 28. 

Energia renovável

A Scatec é um grupo econômico norueguês focado na produção de energia renovável.

A empresa atua no desenvolvimento, construção e operação de usinas solares, eólicas e hidrelétricas, além de soluções para armazenamento de energia.

A Scatec possui cerca de 5 GW em operação ou em construção e aproximadamente 700 funcionários. Está presente no Brasil, com instalações em Quixeré (Ceará), Assú (Rio Grande do Norte).

Mantém usinas de energia renováveis, em cerca 19 países, como África do Sul, Egito, Ucrânia, Polônia, Tunísia e Filipinas.