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Leonardo Bortoletto, vice-presidente da Codemge, destaca o programa ExportaMinas

Com a mudança na presidência da estatal, o vice-presidente da Codemge, Leonardo Bortoletto assume todo o comando da comunicação corporativa com o apoio de Lincoln Teixeira. Bortoletto dá destaque ao programa ExportaMinas, lançado na semana passada pela Codemge.

Por Helenice Laguardia
Publicado em 25 de abril de 2024 | 16:36
 
 
 
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A partir de primeiro de maio, Sérgio Lopes assume a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) com a saída de Thiago Toscano que vai para a Itaminas.

O novo presidente da Codemge é reconhecido no mercado como um especialista em concessões e PPPs.

No currículo de Sérgio há passagens pela diretoria da São Paulo Parcerias, onde foi responsável pelas concessões do Parque Ibirapuera e Estádio do Pacaembu, tendo trabalhado com o ex-governador e ex-prefeito de São Paulo, João Doria.

Também trabalhou com o prefeito Eduardo Paes, no Rio de Janeiro, onde foi responsável pelo projeto Porto Maravilha.

“Ele é um super técnico, já está na companhia há três anos”, elogia Leonardo Bortoletto, vice-presidente da Codemge. 

ExportaMinas 

Com a mudança na presidência da estatal, o vice-presidente da Codemge, Leonardo Bortoletto assume todo o comando da comunicação corporativa com o apoio de Lincoln Teixeira.

Bortoletto dá destaque ao programa ExportaMinas, lançado na semana passada pela Codemge.

“O programa é fundamental para a linha de comunicação e para a parte de pesquisa também. É o queridinho da companhia”, explica. O objetivo do ExportaMinas é diversificar as exportações dos produtos mineiros como o café, o queijo, a cachaça e os doces mineiros, além de aumentar o acesso ao artesanato local. “Temos que ter nossa produção certificada, temos que estar aptos a exportar, não é simplesmente incentivar”, detalha.

Investimentos

Para Leonardo Bortoletto, é preciso preparar, capacitar, fazer com que o pequeno se torne médio, que o médio ganhe uma estrutura, mas não perca o artesanal.

“Todas essas riquezas gastronômicas estarão nos próximos anos disponíveis em outros países. Nós temos a convicção de que, com o apoio do governo, o ExportaMinas será um grande sucesso” diz.

Em um primeiro momento, o programa pretende estruturar serviços de assessoria técnica aos produtores locais e instalar casas da gastronomia mineira nos principais mercados mundiais, como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Em cinco anos, a meta é habilitar para exportação os principais produtos da gastronomia mineira com a utilização do “Selo Verde”.

Pesquisas 

Leonardo Bortoletto explica que quer pesquisar mais o mercado em Minas Gerais.

“É pesquisar a cadeia produtiva em Minas Gerais, onde está o queijo, em que situação se encontra. Queremos pesquisar o vinho, o azeite, o doce, o queijo, o pão de queijo. São produtos que vão para fora mas precisamos saber como é que eles estão dentro (do mercado nacional)”, avalia o vice-presidente da Codemge.

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