Há 25 anos

FHC se defende da acusação de compra de votos na TV e no Congresso

Veja o que foi notícia na capa do jornal O TEMPO no dia 19/5/1997

Por Isis Mota
Publicado em 19 de maio de 2022 | 05:00
 
 
Capa do jornal O TEMPO no dia 19.5.1997; resgate do acervo marca as comemorações dos 25 anos da publicação Foto: ARQUIVO O TEMPO

Numa época em que o presidente da República não dispunha de redes sociais nas quais podia postar e compartilhar suas ideias e críticas, Fernando Henrique Cardoso usava a rede nacional de rádio e televisão para responder às denúncias de compra de votos no Congresso para que a reeleição fosse aprovada. Seu objetivo era conquistar a opinião pública com a contestação das denúncias.

No Congresso, o presidente iniciava outra ofensiva, esta para impedir a formação de uma CPI para apurar as denúncias e, assim, garantir o calendário de votação das reformas.
O relator da reforma administrativa, deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), tinha seu afastamento pedido por líderes governistas na Câmara. Para eles, a saída de Moreira Franco antes da votação do substitutivo era fundamental, porque ele não havia conseguido “fechar” a articulação para levar a reforma ao plenário.

No futebol mineiro, o Villa Nova quebrava um tabu de 13 anos ao vencer o Atlético por 3 a 1. América e Cruzeiro haviam vencido seus respectivos adversários, Caldense e Montes Claros, mas as médias de público e renda eram as piores das últimas temporadas.