Há 25 anos

Governo federal autoriza abertura do comércio aos domingos no país

Veja o que foi notícia na capa do jornal O TEMPO no dia 9/8/1997

Ter, 09/08/22 - 05h00
Capa do jornal O TEMPO no dia 9.8.1997; resgate do acervo marca as comemorações dos 25 anos da publicação | Foto: ARQUIVO O TEMPO

Foi necessária uma medida provisória editada pelo governo federal para que comerciantes de todo o Brasil pudessem optar por funcionar aos domingos. Ministro do Trabalho em 1997, Paulo Paiva acreditava que a decisão iria resultar em maior oferta de empregos. A Câmara de Diretores Lojistas de BH estimava crescimento entre 15% e 20% nas vendas com um dia a mais de portas abertas. Já o Sindicato dos Empregados do Comércio avaliava questionar a legalidade da medida.

A existência da Polícia Militar, questionada sucessivas vezes desde o início dos motins em reivindicação por melhores salários e condições de trabalho, era garantida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. “A PM é uma instituição centenária em alguns Estados, com serviços excelentes prestados ao país”, dizia. FHC defendia que os Estados tivessem mais autonomia para reestruturar as polícias.

O fato mais inusitado na capa de O TEMPO era um assalto em Buenos Aires (Argentina). Dois homens armados invadiram uma biblioteca e levaram apenas livros do escritor Jorge Luis Borges. Uma funcionária relatou que, ao entrar, um deles já foi avisando: “Vou levar toda a coleção de Borges!”.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.