Pioneiro

Auto shopping na Grande BH terá carcaça de avião com playground

Boeing foi trazido para compor loja e servirá como museu para crianças; empreendimento, do mesmo grupo do Shopping Oiapoque, será inaugurado no segundo semestre deste ano

Qua, 05/02/14 - 03h00
Parquinho inusitado. Empresário arrematou um avião da massa falida da Vasp e vai usá-lo como área de playground para crianças com o tema da Inconfidência Mineira | Foto: Douglas Magno / O Tempo

Descendente do inconfidente José Resende Costa em sua nona geração, o empresário mineiro Mário Valadares, primeiro a instalar um shopping popular em Belo Horizonte (Oiapoque), está prestes a inaugurar um empreendimento também inédito na Grande Belo Horizonte. No segundo semestre deste ano, ele abre as portas do primeiro shopping de veículos novos do Estado, em uma via de Contagem que gradativamente vem sendo tomada por grandes concessionárias. Para atrair maior número de clientes, Valadares trouxe de São Paulo um Boeing 737-200, arrematado no leilão de massa falida da Vasp, que será transformado em “playground educativo”, cujo tema central será a Inconfidência Mineira.

O novo showroom de concessionárias funcionará na avenida Babita Camargos, em Contagem, e, segundo Valadares, foi concebido nos mesmos moldes do Auto Shopping Aricanduvas, o primeiro shopping center automotivo da América do Sul, que funciona desde 1998 em São Paulo. O modelo mineiro deverá ser batizado de Auto Shopping Só Marcas, uma alusão a outra realização de Valadares, o Outlet Só Marcas, pioneiro do gênero em Minas, que funciona desde novembro de 2009, também perto da praça da Cemig. “Será um conceito diferente da versão paulista. Não haverá oferta de carros usados, de oficinas e de lojas de autopeças. A meta é inovar com atendimento de primeira linha”, diz.

O empreendimento ocupará área bruta de 20.000 m², dividida em 40 módulos de 500 m². Haverá ainda praça de alimentação e uma extensa pista para test drive.

Grifes. Valadares não revela o valor do negócio, nem se há ou não sócios envolvidos, mas adianta que já fechou com duas grandes concessionárias – a Reauto (Volkswagen) e a Multicar (Mitsubishi) – e que está em fase final de negociação com outras revendedoras. “As maiores serão priorizadas. A exemplo do outlet Só Marcas, que iniciou sua operação com as grifes Levis, Nike e Lacoste, no auto shopping serão definidas primeiro as lojas âncoras”. As concessionárias que vão compor o mix de lojas, ainda segundo Valadares, devem, necessariamente, ter concessões em Contagem.

Para o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG), Mauro Pinto de Morais Filho, o número de concessionárias de veículos novos existentes na Grande BH está saturado, sobretudo de marcas como Fiat e Volkswagem. “Estamos próximos da estabilidade, com várias marcas no mercado, e observamos aumento na concorrência”.

A ideia de se concentrar em um único espaço de revendas de diferentes marcas causou espanto ao dirigente da entidade. “O grande problema é o custo do empreendimento. Talvez seja bom para os clientes, mas para os empreendedores pode ser temerário”, diz, apontando os shoppings de carros usados como exemplo de empreendimentos em geral malsucedidos. “A ideia de um shopping de novos é boa, desde que se consiga atrair parceiros e garantir uma boa movimentação”.

Superação

Carros. As 3,74 milhões de unidades de veículos produzidas em 2013 no Brasil superaram em 9,9% as 3,40 milhões de 2012. Em dezembro, saíram das linhas de montagem 235,8 mil unidades.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.