Expectativa

2018 recheado de novidades nas ruas do país

Com otimismo em alta e cenário de inflação e juros em queda, indústria automotiva planeja uma série de lançamentos para este ano no Brasil

Qua, 10/01/18 - 02h00

São muitos os novos modelos previstos para o Brasil em 2018. Volkswagen e Ford praticamente vão queimar a largada, por assim dizer, e bem antes do Carnaval trarão as primeiras novidades. A começar pela pré-apresentação do EcoSport Storm nesta semana. Trata-se de uma versão aventureira do SUV compacto, possivelmente com tração 4x4, e que traz como característica detalhes inspirados na invocada picape F-150 Raptor, não disponível no Brasil.

Ainda em janeiro, no próximo dia 22, a Volkswagen segue acelerando em seu projeto para retomar a liderança em vendas no Brasil e lança o aguardado Virtus, a versão sedã do novo Polo. O modelo já foi apresentado estaticamente em uma avant-première para imprensa especializada, em São Paulo, em novembro. O modelo promete sacudir o segmento, mas não terá vida fácil. Pouco depois, provavelmente no final de fevereiro, início de março, o Virtus ganhará um rival de peso: o Fiat Cronos, a versão três volumes do hatch Argo. O sedã da FCA (Fiat-Chrysler) será lançado na Argentina, onde será fabricado e importado para o Brasil.

O ano mal vai ter começado e ainda estará longe de terminar a fila dos novos recrutas que devem se alistar em nosso mercado. Ainda pelas bandas da Volks está prevista a nova geração do sedã Jetta, mas a grande novidade mesmo é o T-Cross, que estreia no segundo semestre de 2018. Trata-se de um SUV compacto projetado a partir da plataforma MQB, a mesma dos irmãos Polo e Virtus. Dos carros alemães para os norte-americanos, em 2018, a Ford vai renovar a linha do Focus. Enquanto isso, a Chevrolet investirá no lançamento de uma nova picape média, acima da Montana e abaixo da S10.

Novidades do Oriente

Dos Estados Unidos para o Japão, outros dois modelos da Toyota estão prestes a chegar ao mercado brasileiro para tumultuar a doce vida que vem levando há anos Honda Fit e Honda City. Trata-se do Toyota Yaris, que será fabricado no Brasil, em versões hatch e sedã. O modelo deve se posicionar acima do Etios e abaixo do consagrado Corolla. O conjunto mecânico será o mesmo oferecido no Etios, com versões de motor 1.3 ou 1.5 flex. Ainda sem representante de peso no segmento que mais cresce no país, o dos SUVs compactos, a marca japonesa líder mundial em vendas parece ter desistido de importar para o Brasil o CH-R. O modelo de visual arrojado e motorização híbrida seria um rival e tanto para Honda HR-V, Jeep Renegade e Compass. Quem sabe ainda mudem de ideia.

 

Rota ainda incerta para os modelos importados

É grande a expectativa das marcas que vendem automóveis importados no Brasil e não têm produção nacional. Nos últimos cinco anos, elas ficaram limitadas pelas cotas estipuladas no Inovar Auto, que dava benefícios a quem produzia ou desenvolvia tecnologias no país. O Inovar Auto acabou em dezembro, e, até agora, não há qualquer definição sobre o novo regime: o Rota 2030.

O Inovar Auto impôs um adicional de 30% sobre as alíquotas de IPI dos importados. Pela nova proposta do Ministério da Fazenda, o Rota 2030 também prevê um adicional sobre a tabela do IPI, porém bem menor: de só 2%. No entanto, a montadora pode zerar esse extra se concordar em cumprir metas nas áreas de segurança, eficiência energética e etiquetagem veicular. A partir de 2021, se a meta não for cumprida, o adicional passará a ser cobrado.

Prevista para o ano passado, a decisão sobre a aprovação do Rota 2030, nos atuais moldes, foi adiada para fevereiro pelo governo, que prioriza neste momento a reforma da Previdência. (Auto Press com agências)

 

Marcas ameaçam ‘pular fora’

A falta de proteção a quem investe no Brasil pode desfazer em pouquíssimo tempo tudo que o Inovar Auto construiu. Marcas que investiram pesado em fábricas nacionais já dão sinais de que podem dar um passo para atrás, se perderem as vantagens fiscais prometidas pelo Rota 2030.

A Mercedes-Benz insinuou que pode interromper sua fabricação nacional. Na BMW, o discurso também transparece insatisfação. “Esperamos a definição e a chegada do Rota 2030”, afirmou o executivo da BMW Brasil, João Veloso Jr. (Márcio Maio/Auto Press)

E tem mais...

Mustang GT. A Ford começou a pré-venda do icônico esportivo no fim de 2017; as primeiras entregas serão realizadas em março.

Citroën. Ainda para o primeiro trimestre do ano, a Citroën lançará o crossover C4 Cactus, que faz sucesso na Europa e foi lançado na Argentina no ano passado.

Nissan. As apostas iniciais da montadora japonesa estarão, literalmente, na caçamba, com a chegada da linha completa da Frontier, produzida em Córdoba, na Argentina.

Kia. A fabricante coreana confirma a chegada da versão hatch do Rio, dos novos Picanto (na versão GT) e do novo Cadenza, além do sedã esportivo Stinger.

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