Serviço

Acessórios e adaptações no carro, quando mal instaladas, podem render multa

Conheça as leis e saiba que tipo de item extra ou modificação no veículo pode doer no bolso, além de aumentar o risco de acidentes

Sex, 10/05/19 - 05h00

Acessórios ou alterações na carroceria de um carro devem seguir regras para que você não corra risco de ser multado caso seja parado em uma blitz. Afinal, todo veículo foi projetado e desenvolvido levando em conta uma série de itens de segurança.

Agregar itens ao carro, dependendo da sua finalidade, pode colocar em risco a segurança de todos os ocupantes, além de aumentar as chances de ferimentos em acidentes. De acordo com o superintendente técnico do Cesvi Brasil, Emerson Feliciano, qualquer adaptação no veículo precisa ser avaliada.

“Alterações nos equipamentos presentes no carro devem ser analisadas com cautela ou por um profissional especialista. Ele é capaz de avaliar a possibilidade da perda de dirigibilidade, diminuição da segurança dos ocupantes e, inclusive, a perda de garantia de fábrica do veículo, já que ele está sendo customizado”, alerta. 

Cinco acessórios que podem render multa, se mal-instalados:

 

 

Porta-celular

O uso de smartphones em suportes deve ser avaliado com cautela. Ele não deve obstruir a visão dos motoristas em curvas e não deve ficar em locais onde fica indicada a palavra “airbag”, já que, no caso de acionamento das bolsas infláveis, esses objetos serão arremessados com toda a força contra o motorista e os passageiros. 

Outro acessório que pode oferecer risco é muito comum entre os motoristas de aplicativo, taxistas e caminhoneiros; são as capas massageadoras instaladas no banco.Segundo o Cesvi, o item também pode alterar a sensibilidade do condutor, diminuindo sua percepção quanto ao desempenho do carro.

Cinto perde eficácia

Além disso, em curvas e frenagens bruscas, a capa massageadora pode afetar a retenção do motorista junto ao banco, podendo reduzir a eficiência do cinto de segurança. Também é importante avaliar se essa capa não interfere na abertura do airbag lateral, já que ela é presa também no encosto do banco. 

Já ao rebaixar o carro, é preciso tomar cuidado porque o procedimento pode prejudicar a estabilidade do veículo e o desempenho da suspensão, da carroceria e até dos pneus, além de tornar a direção mais desconfortável devido à falta do amortecimento.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.