Lançamento

Audi RS4 Avant é foguete alemão de R$ 546.990

Audi lança no Brasil a quarta geração do RS4 Avant; versão apimentada da perua alemã equipada com motor V6 de 450 cv e câmbio automático esbanja esportividade

Qua, 06/03/19 - 03h00

Mogi Guaçu (SP) - Ao celebrar 25 anos de operação no Brasil, a alemã Audi, marca que pertence ao extenso portfólio que tem a VW-AG como controladora, está vivendo uma revolução em sua gama de oferta no mundo e pretende, nos próximos dois anos, lançar mais de 20 modelos, entre novos produtos e versões, a maioria deles híbrida ou 100% movida a eletricidade. 

Um deles, mas ainda empurrada pelo combustível fóssil, a perua RS4 Avant, foi apresentado na semana passada, no Velo Cittá, autódromo homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e que se localiza em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Variante da perua do sedã A4, a Avant ganha o sobrenome que transpira esportividade, RS. 

Vale mencionar que esta é a nomenclatura oficial utilizada para definir a linha de superesportivos da marca alemã das quarto argolas, assim como suas pares alemãs, Mercedes-Benz, que tem proposta similar com nome de AMG e a BMW, que têm na linha M, seus produtos de maior valor agregado.

O preço sugerido é de R$ 546.990, o modelo será importado em uma única versão de equipamentos, com motor turbo de 2.9 L, 450 cv de potência, 61 kgfm de torque e câmbio de oito marchas. O porta mala é de 505 L. 

Retas e curvas

Aceleramos o bólido em uma tarde de muita chuva, nas retas e curvas que formam o belo circuito no interior de São Paulo e que pertence ao empresário Eduardo Souza Ramos, representante da Mitsubishi no Brasil. Destaque para potência do motor e força do conjunto, que casa muito bem ao câmbio automático, da ZF, de oito velocidades. 

A tração Quattro, exclusividade da Audi, faz com que o carro praticamente “grude” ao chão. Mesmo com muita água na pista o RS 4 Avant se manteve no traçado do circuito.

Graças às muitas tecnologias e eletrônica embarcada no veiculo, em relação a segurança, são seis airbags e um conjunto de freios de cerâmica, da marca Brembo, para segurar tanta potência.

Na oportunidade foi mostrado outro esportivo da marca, o Audi RS5, cupê que será vendido no Brasil por R$ 556.990, e que vamos falar mais detalhadamente em outro oportunidade.

Tração Quattro

A máquina tem a testada e confiável tração permanente Quattro da Audi e faz de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos. A inspiração para o desenho do modelo veio de vários detalhes esportivos usados no Audi 90 Quattro GTO. A frente apresenta entradas de ar sólidas com uma estrutura em colmeia típica dos modelos RS e uma ampla grade singleframe. 

Em comparação com o A4 Avant, as caixas de rodas, que foram ampliadas em 30 milímetros cada, também são destacadas pelos relevos Quattro nas rodas de liga leve de 20 polegadas. Na traseira, o difusor, as saídas de escapamento ovais e o spoiler de teto, equipamentos específicos da linha RS, compõem o visual.

Pensada para acelerar forte

Na RS4 Avant, a potência de 450 cv é transferida para o sistema de tração permanente Quattro por do câmbio de oito velocidades Tiptronic, com tempos de trocas de marcha reduzidos e preparados especialmente para a condução esportiva.

O diferencial esportivo ainda oferece um ajuste específico onde é possível desativar o controle eletrônico de estabilidade e de tração pressionando o botão por mais de 3 segundos. O que não é recomendável, diga-se, de passagem. 

Rebaixada

A suspensão esportiva deixa a perua 7 mm mais baixo do que o A4 Avant. O condutor pode criar sua própria experiência pessoal de direção usando o Audi Drive Select, com quatro modos de condução disponíveis: Comfort, Dynamic, Auto e Individual.

Segundo a importadora o consumo médio de combustível é de 7,1 km/L na cidade e 9,2 km/L na estrada. O novo RS 4 Avant pesa 1.715 kg, já o seu motor pesa apenas 182 kg. O interior é na cor preta e os assentos têm costura em padrão de colmeia. (RC)

Ficha técnica - Audi RS4 Avant

Motor: 2.9 turbo FSI

Cilindros /cilindrada: 4 em linha/2.894 cm³

Potência: 450 cv entre 5.700 e 6.700 rpm

Torque máximo: 61 kgfm entre 1.900 e 5.000 rpm

Tração: quattro

Transmissão: Tiptronic, 8 velocidades

Peso: 1.715 kg

Comprimento: 4.781 mm

Largura: 1.866 mm

Altura: 1.404 mm

Distância entre-eixos: 2.826 mm

Tanque de combustível: 58 L

Porta-malas: 505 L

Aceleração 0-100 km/h: 4,1s

Velocidade máxima: 280 km/h

Confira o vídeo

 

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

O jornalista viajou a convite da Audi