Transporte

Carga mais leve e cheia de esperança

Otimismo e novas apostas do setor de transporte de cargas marcam a Fenatran 2017; italiana Iveco lança nova versão do utilitário Daily City

Qua, 18/10/17 - 02h00

Depois de três anos seguidos de retração nas vendas no mercado brasileiro, era de se esperar que o setor de transporte de cargas estivesse desanimado. Mas não é o que parece quando se observa a 21ª edição da Fenatran, que reúne fabricantes de caminhões e de utilitários, implementos rodoviários, pneus, gestão e rastreamento de frotas, autopeças e serviços.

A impressão que se tem é que setor vislumbrou uma luz no fim do túnel. As vendas de caminhões no mercado interno devem fechar o balanço do ano apontando queda em relação a 2016, mas o segundo semestre já sinaliza recuperação. Além disso, as exportações cresceram quase 24% em relação ao ano passado, o que ajudará a gerar o primeiro crescimento anual da produção nacional de caminhões desde 2012/2013 – a Anfavea prevê uma expansão na produção de 28,2% em relação a 2016. Com algo em torno de 100 mil unidades, a produção de 2017 ainda ficará muito longe dos 223,6 mil caminhões fabricados em 2011, o melhor ano da história do setor de transporte de cargas brasileiro. Mas já basta para estimular uma série de novidades que movimentam os principais “players” do setor, presentes na mostra paulistana.

Novidades na boleia

Modelos cada vez mais autônomos e conectados, capazes de rentabilizar ao máximo as atividades dos frotistas, buscam “sensibilizar” alguns dos mais de 60 mil visitantes que devem visitar o São Paulo Expo. Um dos destaques do evento está no estande da italiana Iveco, que mostra na Fenatran o recém-lançado Tector Auto-Shift, com transmissão automatizada e diversos dispositivos semiautônomos. Mantendo a aposta no segmento de semipesados, dois novos integrantes da linha Tector vão competir no segmento de 8 t a 11 t.

Mas é a linha de veículos utilitários que reserva a grande novidade da marca italiana: o Daily City 30S13, a nova opção da Iveco para o mercado de cargas fracionadas, como o e-commerce. Nas versões chassi cabine e furgão, o novo veículo tem PBT técnico de 3,5 t e pode transitar em áreas com restrição de circulação.

 

Volks liga caminhão na tomada

Na tarefa de impressionar os potenciais compradores, exibir inovações tecnológicas pode contar pontos preciosos. Nessa linha, a MAN Latin America acertou na mosca ao apresentar o Volkswagen e-Delivery, uma versão totalmente elétrica da nova geração de sua linha de caminhões leves, que acaba de ser lançada. Desenvolvido pela engenharia da marca alemã na cidade de Resende, no Sul do Rio de Janeiro, o caminhão elétrico tem autonomia de até 200 km com zero emissões e baixo ruído.

Outra cria da engenharia nacional que se destaca na Fenatran 2017 é o VM Autônomo da Volvo. O semipesado canavieiro fabricado em Curitiba visa minimizar o problema do pisoteamento de brotos na colheita da cana-de-açúcar, que causa prejuízos aos agricultores. Já a Ford optou por uma “saída fácil” para explicitar sua tecnologia: recheou o pesado Cargo com tecnologias semiautônomas e de conectividade já disponíveis nos automóveis da marca.

 

Scania apresenta novo extrapesado

A Scania exibiu na Fenatran o Super Rodotrem R620 V8, com o motor mais potente produzido no país, 11 eixos e capacidade para 91 t. E também o Heavy Tipper, caminhão de mineração com capacidade de carga até 25% maior que a dos modelos anteriores.

No segmento de entregas urbanas, ser menor gera agilidade, permite a circulação nos centros urbanos e aumenta a eficiência – e a rentabilidade. Essa é a proposta de veículos como o caminhão Mercedes-Benz Accelo e os furgões Iveco Daily City e Peugeot Expert, que também se destacaram no evento. Seja entre os gigantes ou entre os pequenos, o conceito que emana da Fenatran 2017 é um só: se os tempos estão difíceis, rentabilizar é preciso.

 

Actros em versão ‘ostentação’

Nem só de racionalidade e cálculos de custos se faz um salão de transporte rodoviário de cargas. Os modelos clássicos L-1111 e L-1113, campeões de vendas da Mercedes-Benz, serviram de inspiração para a marca alemã criar o Actros Série Especial. Baseado no Actros top de linha, tem design retrô inspirado nos clássicos modelos com cabines semiavançadas das décadas de 60 e 70. O Actros Série Especial será exclusivo e limitado a 21 unidades.

FOTO: Luiz Humberto Monteiro Pereira/CZN
 


DAF mostra novo off-road nacional

A holandesa DAF entra no segmento “fora de estrada” e lança no mercado nacional off-road os modelos CF85 e XF105. Voltados para operações de cana e madeira, os novos caminhões da marca são produzidos em Ponta Grossa (PR) e chegam às concessionárias em 2018. Os dois modelos são equipados com motor Paccar MX 13 de 12,9 L, com bloco em ferro fundido vermicular, de seis cilindros.

Notas rápidas

Investimento. No clima das comemorações de seus 20 anos de Brasil, a Iveco anunciou o investimento de US$ 120 milhões no desenvolvimento de novos produtos no país até 2019.

Nova Boxer. A Peugeot já exibiu na Fenatran seu próximo lançamento no segmento de utilitários: a nova geração da van Boxer, que chega ao Brasil em 2018.

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